2011/09/09

Resultados do Inquérito Mobile 2011


Obrigado a todos os que participaram no nosso Inquérito Mobile 2011 e que visa dar-nos uma imagem mais precisa sobre o tipo de uso e necessidades dos leitores que por cá passam de forma regular - e que servirão como amostra para o público "tecnologigamente literado" em Portugal.

Foram mais de 630 participações, e - não sendo eu um profissional da estatística - aviso desde já que os resultados estão apresentados "tal e qual estão". Não eliminei os que não responderam a certas perguntas, etc. etc. Pelo que certamente haverá alguma variação relativamente a um estudo estatístico "a sério".

No entanto, na maior parte dos casos, penso que essa diferença não será significativa, e... vamos então ver o que vocês nos disseram:


Tipos de Telemóvel, Marcas e Operadores

Praticamente toda a gente está servida de telemóvel (em 631 respostas, apenas 3 pessoas disseram não o ter), sendo que a plataforma Android toma a liderança com quase 60%.
(Sinceramente, pensava que a relação Android/iPhone fosse mais equilibrada, mas... ou demonstra que a tal invasão do mercado por Androids é bem real, ou que o pessoal com iPhones não lê o Aberto até de Madrugada! :)

Os iPhones representam apenas 19%, com os Symbian da Nokia a obterem ainda uns notáveis 9%.

Com expressão menor, temos os telemóveis simples, os Windows Phone, os Bada da Samsung, e os "outros"...


Quanto às marcas, a Samsung está no topo das preferências (quase 30%) seguida pela Apple, HTC, Nokia, e LG. A Motorola não tem praticamente expressão no território nacional, o que nos faz ter bastante curiosidade para saber como será no futuro, agora que pertence ao Google.


Nos operadores, a maioria dos inquiridos pertence à rede da Vodafone (47%) seguido pela TMN (29%) e Optimus (17%).


Tipo de Serviço e Uso de Dados

A grande maioria dos utilizadores (64%)  usa o serviço pré-pago (de carregamentos), e tem também acesso ao serviço de dados móveis (66%) - o que mostra que os operadores ainda podem fazer muito para cativar os restantes 33% dos clientes...

Quanto ao tipo de acesso: 43% acede frequentmente à Internet no seu smartphone, com 32% a fazê-lo apenas ocasionalmente (sem dúvida devido a limites mais restritivos dos seus planos de dados), e com 23% dos utilizadores a não usarem internet nos seus equipamentos a não ser via WiFi.


Consumos e Limites

Quando interrrogados sobre o seu consumo médio mensal, 29% dos participantes indicaram consumos até os 100MB, e 35% gastam entre 100 e 500MB - poucos são aqueles que gastam mais que isso, uma vez mais também será algo que é fortemente limitada pelo limite de tráfego que têm. A maioria tem limites até 100 e 600MB, pouco sendo aqueles que têm planos com mais de 1GB ou "Ilimitados".

Quanto aos serviços de streaming, 38% dos utilizadores não usam, enquanto que 42% usa, mas de forma limitada para não passar os limites do seu plano de dados). Apenas 17% diz usar sem qualquer tipo de preocupações.


Desejos, Custos e Satisfação

Para uma utilização despreocupada, a maioria dos utilizadores (35%) disse que um limite de 1GB mensal seria o mais apropriado, havendo ainda quem dissesse que deveriam ser 2GB ou até mesmo "ilimitado".
Mais surpreendente, talvez, será verificar que 22% dos inquiridos tenham dito que lhes bastaria 500MB mensais.

Quanto ao tethering, parece ser questão que não terá que preocupar os operadores, já que apenas 5% diz fazê-lo de forma regular, e 34% apenas o faz ocasionalmente. Mais de metade (56%) diz nunca o fazer.
(Claro que se tivessemos planos de dados com maiores limites e a preços mais atractivos, este caso poderia mudar...)

A maioria dos utilizadores 68% diz gastar menos de 20€ por mês em comunicações, com 20% a pagarem entre 20 e 40€.

E quanto à satisfação global, a tendência é ligeiramente positiva, mas demonstra que há ainda muito por fazer - quase 1/3 dos inquiridos diz estar nada ou pouco satisfeito com o seu plano de dados e operador.

1 comentário:

  1. Os preços são ridículos para os Mb "oferecidos".

    Já cheguei a questionar se poderia ter no mesmo numero um serviço de voz à minha escolha e um serviço de dados à minha escolha para poder conciliar ambos (pagando um TAG + um Kanguru por exemplo).

    Não se despachem a arranjar algo decente que aparecendo um android dual-sim, 1 sim = voz e 1 sim = dados...

    ResponderEliminar