2011/09/09

Windows 8 Arranca em Segundos


É o tipo de coisa sobre a qual me pergunto: seria necessário ter esperado mais de uma década para que fosse implementada? Mas... a verdade é que mais vale tarde que nunca.

O novo Windows 8 vai contar com um modo de arranque rápido (fast startup) e que lhe permite estar pronto a funcionar em poucos segundos.


Como é que tal é conseguido? À semelhança do que acontece com o processo de hibernação, onde os conteúdos da memória são gravados para o disco para que a sessão possa ser retomada posteriormente, o Windows 8 será capaz de estar pronto a funcionar lendo um ficheiro de hibernação "resumido" do sistema.

Ao contrário da hibernação actual que tem que guardar todo o conteúdo da memória - incluindo os programas abertos, etc. - este modo de arranque rápido guarda apenas as informações estritamente necessárias para o sistema. Como resultado, o ficheiro resultante é muito mais pequeno (e na maioria dos casos, nem precisará ser mexido na maioria das vezes, a não ser quando haja alguma actualização do sistema.)


2 comentários:

  1. Isto é uma notícia muito muito boa.
    A explicação está excelente Carlos!
    Parabéns pelo trabalho que tens feito ;)

    ResponderEliminar
  2. É assim há anos com o Ubuntu e sem ficheiro de hibernação.

    ResponderEliminar