O mundo da programação pode ser feito de 0 e 1s, mas é normalmente visto sob os olhos de uma qualquer linguagem de mais alto nível que nos permite uma mais fácil compreensão e utilização dessas "artes mágicas" computacionais.
E, como símbolo vivo do espírito geek, há também um sub-conjunto de programadores que se diverte a levar as ferramentas de programação (e a capacidade intelectual - não só a sua, como também a de outros) ao limite.
É o caso da programação obfuscada. Um tipo de programação que à primeira vista... nem sequer parece fazer qualquer sentido! (E muitas vezes, nem à segunda, ou terceira vista! ;)
Por exemplo, se pensam saber a linguagem C... maravilhem-se com o seguinte programa:
Que, por incrível que pareça, é mesmo um programa válido, que não só é compilado como também permite converter uma imagem bitmap em versão "ASCII". Um programa feito pelo senhor que vos apresento já a seguir.
Nesta edição do Sapo Codebits 2011 vamos ter o prazer de receber Stephen Sykes, que já venceu por três vezes(!) o IOCCC - The International Obfuscated C Code Contest - referência máxima internacional para os habilidosos destas práticas. Um talk dedicada à programação obfuscada que promete ser verdadeiramente imperdível para todos os programadores.
"Obfuscada"?? Que raio é isso? Não será antes "ofuscada"? http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=Ofuscada
ResponderEliminar(sim, sim, sou um nazi da gramática, aka "troll")
@zé
ResponderEliminarPor isso mesmo é que a escrevi em itálico... :)
Sim, seria "ofuscada", mas não me soou bem dizer dessa forma, pelo que "inglesei" para o "obfuscada".