2011/10/20

Robot Lego Resolve Cubo de Rubik


Para vos inspirar para um possível projecto a apresentar no próximo Codebits (que vai contar com a presença da First Lego League) eis uma actualização do sistema robótico em LEGO que é capaz de resolver o cubo de Rubik.

Construido e programado por Mike Dobson e David Gilday, que não são novatos nisto, contando no seu currículo com a criação (respectivamente) do CubeStormer e do Android Speedcuber, este CubeStormer II supera os modelos anteriores ao usar um potente Galaxy S 2 como "cérebro", sendo capaz de resolver o cubo mágico mais rapidamente do que o recorde mundial conseguido por uma pessoa.


A parte mecânica é feita interamente com LEGO e inclui quatro kits MINDSTORMS NXT kits. A nível do software, o sistema usa o Galaxy S 2 para captar as imagens de todas as faces do cubo, e calcula a solução mais eficiente para a resolver - e também mostra o processo no ecrã usando OpenGL ES.

Enquanto que nas tentativas de recordes humanos apenas é contado o tempo de manipulação do cubo (depois de ter sido dado tempo que o cubo seja inspeccionado), os tempos deste CubeStormer II incluem todo o processo: captura das imagens, cálculo da solução, e manipulação física.



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