2011/10/20

Siri dá Acesso a iPhone Bloqueados

Mesmo se o responsável máximo pelo Android pensa que um smartphone não deve ser um assistente pessoal, o que é certo é que milhões de pessoas ficaram apaixonadas pelas potencialidades do Siri no novo iPhone 4S.

No entanto, tenho que confessar que desde o primeiro momento pensei logo que esta poderia acabar por ser uma das potenciais "portas de entrada" para atacantes (lembram-se daqueles bugs que permitiam aceder às listas de contactos, e mais, a partir de um iPhone bloqueado - usando tácticas como ligar para o número de emergência, e outros?)

E efectivamente, é novamente o caso... ou melhor dizendo... dependerá de como o quiserem ver. Depois de activarem o Siri, ele fica acessível a partir do "lock screen" mesmo quando este tem código atribuído.

Ou seja... mesmo com um iPhone bloqueado, torna-se fácil para qualquer pessoa ter acesso ao vosso calendário, mandar mensagens para os vossos contactos, etc. Para o evitar, têm que ir às definições do bloqueio do iPhone e desactivar o Siri nessas circunstâncias.

Pessoalmente não acho que seja um caso assim tão chocante, já que para todos os efeitos têm que activar manualmente o Siri - e caso optem por bloquear o iPhone com código, têm também que passar pela opção em que o podem desactivar. Mas mesmo assim, parece-me que teria sido bem mais lógico a Apple ter desactivado o Siri do "lock screen" no caso de quem tem código definido, e evitado estas chatices.


E já que estamos a falar do Siri: o Siri também pode pesquisar no Bing e no Yahoo, para além do Google (o motor de busca "default") - e também já arranjaram forma de usar o Siri com o Remember the Milk.

4 comentários:

  1. Dos_Passos20/10/11 21:26

    Já percebi a onde é que os Android fanboys vão buscar inspiração - directamente a Andy Rubin.

    O iOS tem um ponto qualquer em que é melhor que o Android ? "Não, nem pensar". E o Siri ? "Não, não é preciso assistente nenhum, nós não temos porque não queremos" ;-)

    Por acaso já tinha lido os comentários de uns tantos: "O Siri, o Android já tem disso há que tempos !" Afinal parece que não tem nem se propõe ter tão depressa.

    ResponderEliminar
  2. LOL. Warning! Apple fanboy detected!

    ResponderEliminar
  3. Luís Ribeiro29/5/12 22:35

    O Siri tem coisas menos positivas, como p.ex. guardar as pesquisas, mensagens, etc em servidores da Apple para fins de melhorias... Praticamente qualquer empresa com a utilização desta aplicação pode começar a olhar com outros olhos... é complicado... A IBM diz não ter nada contra o Iphone mas Siri proíbe... É que é tudo guardado e não há opção de escolha... (basicamente)

    ResponderEliminar