2011/10/14

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot


Se gostam de acompanhar as últimas versões, já está disponível o Ubuntu 11.10, igualmente conhecido pelo nome artístico: "Oneiric Ocelot".

Experimentar o Ubuntu nunca foi tão fácil, pois podem ver o que se trata, dentro do vosso browser, na bem conseguida "tour" que até nos faz pensar que temos um Ubuntu a correr no nosso browser.

Algumas das críticas apontadas ao novo interface "Unity" foram resolvidas, podendo agora funcionar em modo 2D mais amigável das placas gráficas que não suportarem modos de compositing.

Este Ubuntu usa kernel Linux v3.0 e o GNOME 3.2 - mas passa a deixar de fora o tradicional ambiente desktop do Gnome (que poderá continuar a ser instalado por quem o desejar... manualmente).


Será caso para dizer que o meu velhinho 9.04 há muito que precisa da "reforma", mas para quem esperou até agora, também aguento mais um pouco até Abril de 2012, data em que sairá o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, que sendo uma versão LTS com suporte até 2015 (e 2017 para servidores).

Outra das perguntas, é saber o que eles irão inventar quando chegarem a uma versão que tenha que começar por X... e depois como vão resolver o caso de se acabarem as letras com o Z. ;)

3 comentários:

  1. Não quero instalar esta versão porque acaba o Gnome 2...
    Experimentei o Xubuntu para ver se era uma boa alternativa ao Gnome 2 mas é um pouco simplista demais (embora goste da dock no fundo).

    Tenho andado a brincar com o 11.04 e gosto do OS mas enquanto que não perceber como instalar programas correctamente com o Wine não vou deixar o Windows.

    Se o Unity fosse mais fléxivel para customização até instalava o 11.10. Assim acho que vou esperar um bocado.

    ResponderEliminar
  2. Desta vez vou dar uma hipótese mais longa ao unity vamos ver o que dá.

    ResponderEliminar
  3. Acabei de actualizar o Lubuntu do netbook. Não detectei qualquer problema.
    Para já, uma melhoria: o chip broadcom passou a ter suporte nativo!

    ResponderEliminar