2011/10/27

Upgrade de Bateria para o Galaxy S


Por muito bons que sejam os smartphones actuais, há sempre uma área em que todos continuam a deixar bastante a desejar: a autonomia.

No caso dos possuidores de Samsung Galaxy S há agora uma proposta bem interessante que vos poderá dar mais alguma margem de manobra... e que passam simplesmente por utilizar as baterias do mais recente Galaxy S 2!

Actualização: vejam o final do post - para os Galaxy S comercializados em Portugal, o tamanho das baterias é diferente e não permite esta troca. :(


A bateria do Galaxy S 2 é ligeiramente mais grossa mas não causa problemas de instalação no Galaxy S (depende do modelo!), e permite passar de uma bateria de 1500mAh para 1800mAh com as consequentes implicações a nível de aumento da autonomia. (Não se esqueçam é de fazer um ciclo de calibração - explicado já abaixo - para garantirem que o vosso Galaxy está a medir correctamente a carga da mesma. :)

Ciclo de Calibração

Um ciclo de calibração consiste em descarregar completamente a bateria e recarregá-la novamente:

  1. Deixem o vosso telefone ligado mesmo depois de todas as "queixas" de bateria fraca, até que ele se desligue sozinho.
  2. Liguem-no ao carregador e deixem-no carregar por várias horas - de preferência 6-8h
  3. Preferencialmente, repetir este ciclo uma vez mais

Este processo permite que o circuito de medição recalcule a estimativa da carga da bateria, dando uma medição mais precisa - e é particularmente recomendada para todos os que fazem cargas parciais diariamente, recarregando o seu telemóvel sempre que podem - sem qualquer tipo de consideração especial.
(E, para uso normal, é este o procedimento recomendado: deverão recarregar o vosso telemóvel sempre que possível, e não deixá-lo "esgotar" a bateria - a não ser ocasionalmente, nestes ciclos de calibração que poderão fazer de 2 em 2 meses, ou apenas quando sentirem uma autonomia reduzida ou anomalia na indicação da carga da mesa.)


Para quem não quiser gastar muito dinheiro, pode encontrar estas baterias de 1800mAh por menos de 4€ no site Dealextreme. (E para quem pretender esticar a autonomia do seu Galaxy S ainda mais, tem ainda disponíveis baterias de 3000mAh(!) - mas neste caso obrigando a usar uma tampa alterada e mais grossa.)



Actualização: para o modelo do Galaxy S que foi comercializado por cá, esta troca não será possível, uma vez que as baterias têm dimensões diferentes. :(

[foto via Bruno Barão]

13 comentários:

  1. Gaius Baltar27/10/11 22:36

    Queria uma para o Galaxy Ace da patroa, para ver se ela para de reclamar que "o outro telemóvel que não tinha essas coisas todas durava uma semana" :)

    ResponderEliminar
  2. Confesso a minha ignorância nestes assuntos... Por isso venho aqui ao AAM para aprender qualquer coisita. Pelo que agradecia que me dissessem, por favor, o que é e como fazer um ciclo de calibração. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. @João

    Já editei o post para incluir as instruções sobre o ciclo de calibração.
    (Basicamente, um ciclo de descarga-carga completa, preferencialmente repetido 2x.)

    ResponderEliminar
  4. E a bateria do Galaxy S 2 cabe no Galaxy S com a tampa original? É que tal como se vê nas fotos a espessura é diferente, a do Galaxy S 2 é mais grossa .

    ResponderEliminar
  5. @Carlos Martins

    Obrigado. Vou procurar.
    Obrigado pelo seu trabalho!

    ResponderEliminar
  6. @Paulo
    Pois, pelo que dizem, aquele "milimetro" extra não chateia..

    ResponderEliminar
  7. Posso vos garantir que forçar a ligar o telm qd este já está sem bateria, vai danifica la.
    Depois deste acabar, basta carregar. Qd totalmente carregado, desligar do carregador, esperar um ou dois minutos, voltar a por a carregar (repetir 2 ou 3 vezes) sempre com o telm desligado.
    A isto chsma-se overcharge.
    Carlos corrige lá o artigo :-)
    Para os interessados, batteryuniversity.com

    ResponderEliminar
  8. Para quem tem root, ainda mais simples :
    Na recovery fazer wipe battery stats

    ResponderEliminar
  9. Carlos Silva28/10/11 13:28

    Só um pequeno esclarecimento. A bateria original da Samsung para o Galaxy 2 é de 1650mAh e não de 1800 mAh. No link indicado, tal como por exemplo no ebay, há imensas baterias marcadas como sendo de 1800mAh e até mesmo de 2000 mAh mantendo a '' espessura'' original. Mas se lerem bem os ''reviews'' de quem as compra vê-se que muitas são inferiores às originais de 1650 mAh da Samsung.

    Tenho um Galaxy S2 e uso uma ''extended'' original da Samsung com 2000 mAh, mas esta é mais alta (espessa) uns 2mm que a original de 1650 mAh e duvido que sirva para o primeiro Galaxy S (pois até para o meu vem com 1 tampa traseira própria)

    ResponderEliminar
  10. Tiago Bettencourt28/10/11 16:38

    A bateria que o Carlos Martins fez referencia deve tratar-se da bateria do Samsung Galaxy S2(EPIC TOUCH 4G)versao americana. Pois a bateria standard deste tem a capacidade 1800mAH com a ref.(EB625152VA). Penso que na Europa a versao standard como disse e bem o Carlos Silva é de 1650mAH.

    ResponderEliminar
  11. Sim, parece que na vesão de cá do SGS 2, a bateria nem sequer cabe no SGS original.

    ResponderEliminar
  12. Afinal, a bateria cabe no GS ou nao? É que por 4€ é de aproveitar.

    ResponderEliminar
  13. Tiago Bettencourt14/11/11 13:22

    Confirmo que a bateria de 1800mAh da versao americana do Galaxy S (EPIC TOUCH 4G) funciona no Samsung Galaxy S Europeu. Recebi a bateria que comprei no Ebay às dias e cabe no lugar na original (1500mAh)sem qualquer problemas e funciona muito bem. E sempre sao mais 17% de energia disponivel numa bateria OEM. O engraçado é que a bateria que veio originalmente com o meu equipamento (1500mAh) foi feita na China, enquanto que a bateria da versao americana (1800mAh) é feita no Japao.

    ResponderEliminar