2011/11/24

Microsoft Prepara Novo Kinect para Windows

Depois do sucesso obtido pelo Kinect, era mais que lógico que a Microsoft se "aliasse" a todos os que se esforçaram por o utilizar para outros fins que não só os jogos na Xbox 360, e abrisse as portas aos developers para que esta tecnologia de câmara 3D se pudesse expandir.

Com a chegada do SDK oficial da MS para o Kinect, está também iminente a chegada de um novo sensor Kinect mais apropriado para ser utilizado com computadores (com ligeiras diferenças face ao Kinect origina concebido para ser utilizado com a Xbox numa sala e a vários metros de distância.)

Com um novo firmware, o Kinect vai ter um modo "de proximidade" (near mode) que lhe permitirá poder ver objectos muito mais próximos, logo a partir dos 40cm.

A Microsoft vai premiar projectos inovadores com o Kinect, com um programa de "aceleração" do desenvolvimento onde 10 startups poderão passar três meses de incubação nos EUA e com acesso a uma vasta gama de recursos e que se poderá tornar numa porta aberta para o vosso futuro.

Eu já não vou a tempo - ou melhor dizendo, não tenho tempo! - para me dedicar a sério a programar para o Kinect, mas do que tenho visto... é um "brinquedo" tão interessante e com tantas possibilidades que já encomendei um transformador para poder ligar o meu Kinect ao PC (uma vez que os novos vêm com um cabo especial para ligar às novas Xbox 360, e já sem transformador externo.)

Depois digo-vos se consegui meter alguma coisa em prática! ;)

De qualquer forma, mantenho a convição que este tipo de interacção "3D" se irá espalhar a muitas áreas, não só como interface para jogos, como também em áreas mais profissionais, como a vigilância, análise de movimentos (aplicações médicas, de desporto, etc.), e interface para as nossas "casas inteligentes" - que passarão a saber exactamente onde estamos e o que fazemos, e a reagir em função dessas informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)