2011/11/18

Minimizar Reboots do Windows 8


Muito me agrada ver que a equipa responsável pelo próximo Windows está a levar a sério a redução de alguns dos "incómodos" que muitos já consideram tradição e até acham tão normal que nem levam a mal: como é o caso dos reboots depois de fazer algumas actualizações.

Embora ainda haja quem desligue e ligue o computador todos os dias, há cada vez mais pessoas que optam simplesmente por utilizar os modos de sleep e hibernação. Há vários anos que sou ávido apologista destas técnicas, que permitem que o computador esteja pronto a entrar em acção de forma quase instantânea.
(E então com o modo híbrido sleep+hibernate, não há mesmo motivo para não os utilizar - com o sistema a ficar suspenso em memória para arranque imediato; mas também guardando o estado em disco, para que em caso de falta de energia possa recuperar de onde estava.)

Mas, de vez em quando, lá aparece um qualquer update do sistema que obriga a fazer um restart; e que normalmente acontece sempre na pior altura.

Um restart é sempre uma coisa incómoda; não só pelo tempo que demora, como também pelo facto de interromper o que estavam a fazer e o potencial para "estragar" alguma coisa que estivesse "a meio".

No meu caso, tendo uma password na bios para o arranque do sistema, de vez em quando lá dou eu com o meu PC "encravado" no ecrã da BIOS, depois de um restart automático feito pelo update do Windows às tantas da manhã, gastando energia desnecessariamente depois de eu o ter deixado na noite anterior em "sleep".

Mas a Microsoft promete melhorar o processo para o próximo Windows 8: reduzindo a necessidade de restarts após os updates automáticos.

No Windows 8, a MS pretente agrupar todos esses updates de forma a que apenas seja necessário um update mensal; excepto no caso de updates críticos, que mesmo assim terão uma contagem decrescente de 3 dias para que façam um restart - e que só o farão automaticamente no caso de não terem nada "pendente" no sistema, para evitar perda de dados.


É uma melhoria, mas... falando agora de aspectos puramente mais "técnicos", continuo a não perceber a necessidade de tal coisa. Há anos que imagino um dia onde um sistema possa fazer um reboot "transparente", sem que o utilizador note sequer que algo aconteceu.

Com as máquinas virtuais já é possível fazer a migração de uma máquina em funcionamento para um "host" que está noutro computador diferente, sem qualquer interrupção - e o mesmo seria tecnicamente possível numa mesma máquina. Num sistema operativo que conta já com mais de uma década de evolução, penso que já se poderia/deveria exigir coisas deste tipo.

No Linux já existem várias soluções que permitem até fazer a actualização do kernel sem necessidade de reboots... Para quando uma coisa semelhante em Windows?

1 comentário:

  1. Desde que instalei a versão do Windows 8 disponibilizada pela Microsoft só fiz um reboot, porque fui obrigado (actualizações). De resto, fica em sleep. Este Windows promete.

    ResponderEliminar