2011/11/24

MS Office Starter 2010


Não vale a pena negá-lo... todos sabemos que o MS Office (cuja versão 15 está quase a chegar) apenas é utilizado de forma tão indiscriminada porque: a maioria das pessoas utiliza versões pirata. Se todos os utilizadores tivessem que pagar por esta popular "suite" de software, interrogo-me sobre quantos estariam realmente dispostos a fazê-lo, face às alternativas gratuitas existentes.

Mas, eis que a MS vem dar uma ajudinha a quem prefira manter-se dentro da legalidade, com o MS Office Starter. Uma versão do Office que apenas inclui o Word e o Excel (mas que na prática também são os programas que as pessoas realmente necessitam quando se fala de "office"), e que é fornecido gratuitamente com computadores novos.


Este Word e Excel não têm todas as funcionalidades das versões pagas (limitações do Word, limitações do Excel), algumas das quais poderão ser "chatas": como a ausência de índices, rodapés, e referências no Word Starter; e estes programas surgem também com uma barra lateral que passa publicidade da Microsoft.

De qualquer forma, se tiverem necessidade de usar um Office legal e quiserem experimentar este Office Starter, os links para os downloads já foram descobertos e por isso, estão a um clique de distância:

Como alternativas sem "limitações", podem também experimentar o Libre Office ou confiar no Google e o seu Google Docs online.

8 comentários:

  1. MS Office Starter 2010 [PT-PT] http://c2r.microsoft.com/ConsumerC2R/pt-pt/14.0.4763.1006/SetupConsumerC2ROLW.exe

    ResponderEliminar
  2. Adicionado à lista, obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Com o advento do Google Docs, a única aplicação Office que uso em casa é o Outlook.

    ResponderEliminar
  4. Prefiro continuar com o open/libreoffice, obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Quer queiramos/gostemos ou não, o Office da Microsoft é o "standard" a nível empresarial. Infelizmente, o LibreOffice não é 100% compatível. Muitos documentos criados no MS-Office aparecem com o texto mal formatado, os gráficos não aparecem, etc., etc. E um gajo não vai dizer ao cliente "olha, queres ver correctamente? saca o Libreoffice". Erm, pois.

    ResponderEliminar
  6. Será que pode ser usado em ambiente empresarial?

    ResponderEliminar
  7. Ja temos o office gratis a algum tempo e online.

    no hotmail veja, no topo SkyDrive!

    ResponderEliminar
  8. Nada como o LibreOffice como suite de ferramentas de produtividade local e google apps para trabalhos em equipa. Tenho muita dificuldade em perceber como há tanta gente a gastar dinheiro em ipads, iclouds, iisto e iaquilo assim como tenho imensa dificuldade em perceber como há tanta gente a gastar dinheiro em software msqualquer coisa! Nem com o país completa e absolutamente falido mudam de hábitos! Santa paciência. E o que mais me irrita é que depois quem paga estes disparates são aqueles que em nada contribuíram para tais absurdos. Há uma ou duas semanas entrei numa das escolas "novas" pagas através da emissão de dívida... tinha computadores em todo o lado. E TODOS, sem excepção, tinham MS Windows, MS Office, MS Antivírus, MSisto e MSaquilo. E tudo pago com o dinheiro do CONTRIBUINTE!!!! Como é isto possível?? Como o dinheiro não estica, aí vêm cortes se salário a quem ensina, a quem cura, a quem faz segurança, etc. Parece que para o português, o que interessa mesmo é mostrar o audi ou o bmw apesar de não utilizar nem 50% das funções que comprou... enfim!

    ResponderEliminar