2011/11/29

Seagate Momentus XT750 Híbrido SSD

Quem experimenta um disco SSD dificilmente conseguirá "andar para trás" e regressar aos discos tradicionais, com os seus "longos" tempos de espera capazes de atrasar até o mais avançado e potente computador da actualidade. Mas, como o tempo é de crise e poucos serão aqueles que se podem dar ao luxo de comprar um SSD com 500 ou 750GB de capacidade... que tal uma solução intermédia, como a que a Seagate propõe com os seus Momentus XT?

No seguimento do modelo anterior de 500GB e 4GB de Flash, a Seagate apresenta agora o Momentus XT750 - um disco de 750GB que integra 8GB de memória Flash para acelerar as leituras.

Embora os resultados não sejam os mesmos que um SSD real, as vantagens face a um disco "normal" são inegáveis, e não nos podemos esquecer que se trata de um disco de 750GB (pelo mesmo preço conseguiríamos apenas um SSD de 128GB).


Por agora, os 8GB de flash são utilizados apenas para acelerar as leituras (e utilizando um algoritmo que tenta adivinhar inteligentemente quais os conteúdos que mais beneficiarão da aceleração), mas a Seagate promete para 2012 uma actualização de firmware que lhe dará a capacidade de acelerar também as escritas.

Uma boa proposta para quem procure velocidades de SSD com espaço de "disco normal", sem estourar o orçamento. (E já aqui alguns testes "real world" para ficarem com uma ideia do que podem esperar deste Momentus XT750.)

2 comentários:

  1. Lindo. Gostava de ver isto nas mãos do Carlos.. de forma a comprovar se o vídeo é realmente fidedigno.

    Fica a sugestão para um novo fundo, se houver mais interessados claro.

    ResponderEliminar
  2. nos mac's os resultados são muito interessantes: http://www.youtube.com/watch?v=rJ-9eOQnzTQ

    ResponderEliminar