2011/12/13

Câmara à Velocidade da Luz


Muitos fotógrafos estarão habituados a trabalhar com exposições que variam entre os décimos e os centésimos de segundo. E alguns poderão chegar mesmo aos milionésimos de segundo... E começamos a entrar no campo das capturas a alta-velocidade, e que quando aplicadas ao vídeo permitem abrandar o tempo captando aquelas imagens que depois revelam todos os minuciosos acontecimentos incríveis que ocorrem num "piscar de olhos".

Mas... e se formos ainda mais além, captando um milhão de imagens por segundo - suficientes para parar uma bala em pleno vôo - ou mais ainda?

Investigadores do MIT parecem ter finalmente chegado ao limite máximo possível, com um câmara capaz de captar um "trilião" de imagens por segundo, suficientes para se ver o movimento da própria luz!

Infelizmente, não é o tipo de equipamento que possa substituir a vossa câmara... já que para além de todo o complexo sistema necessário, são necessárias horas de processamento para que um único nanosegundo (o tempo que a luz demora a atravessar uma garrafa) possa ser visualizado. Mas... não é por isso de que deixa de ser um feito notável.



Vídeo mais alargado, da apresentação no TED Talks:


[via Engadget]

2 comentários:

  1. Ai esta uma câmara que nos permitia ver o SonGoku contra Freezer sem desaparecerem...

    ResponderEliminar
  2. É um Bilião em Português.
    ;)

    ResponderEliminar