2011/12/20
Memória Flash com DRM
Em vez de se preocuparem com aquilo que deviam - como tornar as coisas cada vez mais fáceis e baratas - novamente há interesses que desperdiçam milhões e milhões na criação de formatos sem qualquer interesse para o público; e que pior ainda... apenas vão complicar a vida a todos (e não tendo qualquer efeito em que tenha intenções de copiar/distribuir ilegalmente esses mesmos conteúdos.)
Como se não bastasse os cartões flash como os SD e afins, estarem já preparados para DRM, as principais empresas (Panasonic, Toshiba, Sony, SanDisk, Samsung) estão a preparar novas medidas de DRM para cartões e memórias flash já em 2012.
Posso garantir-vos que este tipo de coisa é das maiores aberrações que pode haver, como pude sentir na pele um certo dia, há alguns anos atrás, quando pretendi fazer upgrade de um cartão SD que estava num telemóvel e que trazia algumas músicas oferecidas aquando da sua compra.
Ora... imaginem só, tentar copiar o seu conteúdo para um cartão maior... e deparar com uma mensagem de que tal não era possível. A música está ali, supostamente "é vossa", está num cartão vosso... mas não a podem copiar para qualquer outro lado. Claro que nem estive com meias medidas, e simplesmente atirei o cartão directamente para o lixo (era um cartão de 256 ou 512MB se bem me lembro), e - apenas por mero acaso - nem me dei ao trabalho de ir procurar essas mesmas músicas na Internet, num qualquer dos muitos sites de onde as podemos descarregar de forma dita "ilegal".
Mas com medidas destas e DRMs cada vez mais intrusivos e anacrónicos... não me parece difícil imaginar que seja essa a opção a que muitos se vêem obrigados...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)