2011/12/23

Videochamadas Finalmente na Ordem do Dia


Culpem a crise, (ainda hoje ouvia na rádio relatos de pessoas que dizem que não vão passar o Natal com a família por não poderem suportar o custo da deslocação) ou a simples comodidade, mas o que é certo é que são cada vez mais as pessoas que juntam o útil ao agradável e dão uso às novas tecnologias para simplificar as suas vidas e estar junto dos seus amigos e famílias... mesmo quando estão a continentes de distância.

A video-chamada é algo que já nos tem vindo a ser prometido à décadas (e já nem me refiro aos comunicadores com mini-ecrãs do Espaço 1999! ;)... mas sempre sem resultados práticos efectivos. Mesmo depois de surgirem telemóveis com capacidade de as fazer, o custo elevado das chamadas continuou a fazer com que a maioria das pessoas apenas as usasse para "ver como era", e/ou em situações especiais.

Mas agora, com a proliferação de smartphones com câmaras, e serviços que usam a internet como canal de comunicação - como Skype, Tango, e outros - esta torna-se efectivamente na ferramenta que muitos esperavam: permitindo ligar as pessoas, de qualquer parte do mundo, e de uma forma muito mais visível (pudera!) que uma simples chamada de voz.

É uma tecnologia que começa até a mudar algumas tradições e enraizar-se nos hábitos de muitas familias... para não falar das novas gerações que irão crescer num mundo onde poder falar com um amigo ou familiar no outro lado do mundo, e vê-lo, sempre e quando se quiser, é algo implícito que nem merece apreciação especial.

Será talvez caso para relembrar a célebre frase da Nokia... Connecting People! E fica tudo dito! :)

E vocês? Já dão uso regular às videochamadas, ou continuam a preferir as formas mais tradicionais, como chamadas por voz, ou mensagens de texto?

2 comentários:

  1. Eu faco pelo menos uma video chamada por dia para a minha filha, pq quando saiu de casa ela ainda esta a dormir, e qd chego as vezes tb ja dorme. So para nao se esquecer da cara do pai! :)

    ResponderEliminar
  2. Desde que emigrei, sim, uso nas epocas especiais (como o Natal) e cerca de 1 vez por semana para falar com a familia.
    Ja a minha mulher usa quase diariamente para falar com a familia dela :o).

    Faz-nos pensar, como as coisas eram dificeis para os primeiros emigrantes...
    Temos uma sorte do caracas de viver na era em que vivemos!

    ResponderEliminar