2012/01/18

A Autonomia dos Android e o batterystats.bin

Se na App Store temos Apps amplificadoras de bateria, no Android existem também alguns mitos que parecem estar a conquistar adeptos... quando na realidade não passam de pura fantasia e especulação.

É o caso da recomendação de que se apague o ficheiro batterystats.bin file na pasta data/system/.

Algo que alguns argumentam ser capaz de fazer com que o vosso Android perca a "memória" de recarregamentos incompletos e dessa forma aumentar a autonomia do vosso smartphone. Algo à partida desejável, mas que - como uma engenheira do Google que trabalha no Android pode explicar... é completamente falso!

Este ficheiro não tem qualquer impacto no valor apresentado da estimativa da carga da bateria, nem tão pouco na autonomia. Serve apenas para guardar informação sobre o que está a utilizar a bateria quando o equipamento não está a ser recarregado, como se pode ver em Settings > Battery.

Para além disso, este é um ficheiro que é automaticamente reposto a zero de cada vez que recarregam o vosso Android, pelo que... se a sua eliminação tivesse realmente algum efeito, já tal estaria a ser feito diariamente (ou sempre que o recarregam.)

E assim sendo é da maneira que posso homenagear o programa dos MythBusters e colocar aqui um...

5 comentários:

  1. vitor francisco19/1/12 00:30

    como quimico posso dizer que por mais eficiente que seja o sistema operativo na optimizacao da duraçao da bateria, temos de ser cientificamente coerentes. Com isto quero explicar em o que da origem que a que um tlm tenha energia sao as reacçoes electroquimicas que ocorrem dentro da bateria. desde logo a nao ser que tenhamos uma reaccao autocatalica, isto é, em que o producto da reacçao seja tambem um reagente para a mesma (o que levaria a uma muito maior autonomia, e que nao é o caso das baterias usuais) qualquer programa de aumento da autonomia da bateria é completamente falso, uma vez que estabelecido o equilibrio da reacçao que da origem à diferença de potencial, a bateria "morre" e consequentemente nao ha qualquer aplicaçao que faça reverter isso.

    ResponderEliminar
  2. Carlos Cardoso19/1/12 20:15

    É a primeira vez que leio sobre a relação entre o aumento da autonomia e apagar o tal ficheiro.
    Já li sim, sobre a importância de o apagar para permitir a correcta calibração ("leitura") da bateria, após efectuar uma alteração à "rom" do aparelho.
    O que também leio sobre o software vs autonomia, é a gestão mais eficaz de aplicações/SO's com instruções optimizadas para orientar os recursos físicos do aparelho.

    ResponderEliminar
  3. com a febre de app stores, existe muita gente a tentar capitalizar à custa dessa febre, e há sempre quem pague por esses "milagres".

    ResponderEliminar
  4. Não acho que seja completamente falso. Usei o programa Battery Calibration, que apaga o arquivo batterystats.bin. Comprei uma bateria nova original para meu Sony Ericsson X10, e a mesma não carregava até 100%. Após excluir o arquivo batterystats, o celular voltou a carregar normalmente. Inclusive várias pessoas que estavam com problemas nos seus smartphones obtiveram êxito com esta técnica. A questão é que o Google não quer reconhecer seus erros.

    ResponderEliminar