2012/01/25

Futura Xbox 720 será 6x Mais Potente que a Actual


Toda e qualquer informação relativa às futuras gerações das consolas XBox 360 e PS3 é neste momento um trunfo cuidadosamente guardado quer pela Microsoft quer pela Sony.

No entanto, aos poucos vão-se descobrindo mais alguns detalhes sobre o que a futura Xbox "720" poderá trazer: e que apontam para uma potência 6x superior à actual.

Algo que, sinceramente, me deixa um pouco desapontado face à evolução verificada desde o lançamento da 360 em finais de 2005.

Parece que a MS terá optado por usar um GPU baseado na série 6000 da Radeon (provavelmente o mesmo da Radeon HD 6670). Uma placa que actualmente já está no "limite" da jogabilidade desejada (o Crysis 2 em FullHD fica-se pelos 30fps de média), e que mesmo considerando que poderá ser mais optimizada para uso numa consola... parece-me não ser uma aposta de futuro para uma próxima geração que se espere manter capaz por mais meia dúzia de anos. Ainda assim, deverá ser 20% mais potente que a Wii U da Nintendo.

Os primeiros sistemas de desenvolvimento deverão começar a ser disponibilizados em Agosto, e o início da comercialização da nova consola deverá acontecer apenas para Novembro de 2013 - a tempo da apetecível época Natalícia - sendo que por enquanto será prematura falar de qualquer tipo de preços.

Mas, vou manter a esperança de que isto é apenas "desinformação" por parte da MS, e que na realidade a 720 irá contar com um GPU bastante mais capaz e preparado para o futuro! ;)


Actualização: parece que há mais novidades... e nem todas são boas.

Se a indicação de que a Xbox 720 irá passar a usar discos blu-ray era esperada... evitando o incómodo de jogos multi-DVD que obrigam a trocar de disco durante a instalação (já que por muito apetecível que um sistema de distribuição via online seja, há sempre que considerar que nem todos terão ligações à internet decentes - ou que simplesmente optem por manter a sua Xbox offline), e de que terá controladores mais pequenos que os actuais (espero bem que não, já que uma das vantagens que tem, para mim, são os seus comandos bem ergonómicos) há um outro rumor que é sem dúvida mais preocupante: de que a Microsoft estará a preparar um sistema para evitar a utilização de jogos em 2ª mão!

Espero bem que isto não passe mesmo de um rumor de mau gosto! Pois seria um abuso completo sobre as liberdades dos utilizadores (embora compreenda que, com tanta conversa sobre os direitos de autor, tão pouco se falem das lojas que lucram uma e outra vez à custa de jogos em segunda - e esses sim, sem nunca contribuirem seja de que forma for para os autores... )
Seja como for, vamos acreditar que a MS vai optar pela via "positiva", de incentivar as pessoas a comprar digitalmente via online (e já aí se perde a vantagem da venda de jogos em 2ª mão!) em vez de aplicar medidas abusivas para impedir que se possa jogar com um jogo emprestado ou comprado usado...

7 comentários:

  1. Os kits serão lançados em Agosto e a consola sai em Dezembro do mesmo ano?

    Parece-me pouco tempo para saírem jogos de 3rd parties.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que se refiram a Agosto deste ano, e a comercialização no final do ano seguinte (2013).

      De qualquer forma, com a semelhança entre a Xbox e os "PCs", não haveria grandes dificuldades para os developers em fazerem as alterações necessárias em pouco tempo. Mais complicado é em caso de consolas diferentes, como no caso da Wii U e os seus controladores com ecrã; ou da PS3 com o seu Cell a obrigar a abordagens diferentes para optimização.

      Eliminar
  2. lol, se for verdade já começam mal então, fazer uma consola com uma gráfica de gama-média e que já está desactualizada antes mesmo de a anunciarem.

    ResponderEliminar
  3. A arquitectura da XBOX 360 não é x86, pois não? Estava convencido que era PowerPC (IBM).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um POwer PC tri-core, mas uma vez que aquilo é tudo basicamente o "DirectX", torna-se transparente para os developers (tirando o facto de aquilo hoje em dia já ser muito fraquinho, o que torna ainda mais surpreendentes termos jogos como o Crysis 2 a correr lá! :)

      Eliminar
  4. Ora, abusos...
    Não, não pode ser. Essa empresa nunca abusou de ninguém!

    @braço.

    PS: se achas que isso é um abuso que dizes à obrigação dos clientes XBox Live serem obrigados a assinar uma EULA que os impede de intentar qualquer acção judicial quer no software quanto no hardware?
    (sim, tal como a Sony)

    ResponderEliminar
  5. Essa da EULA não me convence.
    Os utilizadores podem na mesma processar a empresa, pois se mentiram em determinado assunto. Não tem nada a haver com software ou hardware!

    ResponderEliminar