2012/01/26

Transição de Voz e SMS para os Dados

A questão do limite de dados ideal para se usar num dispositivo móvel é tema que recorrentemente abordamos por cá, devido aos limites mais habituais que se encontram nos operadores nacionais, de 100, 300, 600MB, ou - até parecendo "muito" - o desejado 1GB!

Por isso mesmo, achei curioso que neste artigo que aborda a redução do número de SMS devido ao iMessage no iPhone, também fique demonstrado outra tendência que será certamente mais interessante para o nosso caso: veja-se a utilização dos dados verificada ao longo do ano...

Nos primeiros meses ficando abaixo do limite do 1GB... mas depois duplicando, e por fim superando até os 3GB mensais! Isto para uma utilização despreocupada, tirando partido das funcionalidades dos smartphones modernos, e usando serviços de streaming, upload de fotos, etc. etc. enfim... o "normal" hoje em dia.

Se isto não é sinal evidente de que os nossos operadores de telecomunicações precisam urgentemente de disponibilizar planos de dados mais apropriados às necessidades actuais, não sei o que o seja...

4 comentários:

  1. Bom dia Carlos,
    Li algures que o 4G trará uma mudança na forma como voz e dados são transmitidos, unificando-os. Pelo o que entendi passaremos a ter ligações de voz através do Voip. Será correcta essa informação? Caso seja, os actuais limites de dados das operadoras seriam insuficientes para tal utilização. Revejo-me nessa pesquisa sobre a utilização dos smartphones, pois utilizo cada vez menos o serviço de voz. Mas não utilizo muito o iMessage, pois tenho poucos amigos com iDevices. A aplicação que mais utilizo é o Viber, pois tanto serve para voz quanto para SMS, além de ter versoes para iOS e Android. A qualidade da ligações é excelente se for via WiFi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão que vamos colocar na próxima semana, na apresentação da rede 4G da Vodafone... :)

      Eliminar
  2. Enquanto não actualizarem vão-se aproveitando dos utilizadores mais incautos.
    Não me parece que o façam até serem obrigados por uma ANACOM...

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho 600Mb e no final de cada mês tenho que estar atento pra não estourar. E apenas vejo pouco mais que o e-mail. Estou a pensar seriamente em terminar com o plano de dados, porque, sinceramente, não posso fazer mais nada além de ver o e-mail. E para isso posso ve-lo no computador. Nem pensar em usar o google maps, q foi uma das razoes para o plano de dados. Infelizmente, os nossos operadores não vêm para além dos ridiculos limites que impoem. E preferem perder os clientes. Pelo menos a mim vão perder.

    ResponderEliminar