2012/01/13

WiFi a Gigabit prestes a Chegar

Se havia dúvidas quanto às potencialidades das comunicações wireless, eis que dos velhinhos WiFi a 54Mbits passamos para o WiFi N, bastante mais veloz... e estamos agora prestes a entrar na era do WiFi Gigabit!

A Trendnet já apresentou os seus mais recentes produtos nesta área, o Wireless AC Router (TEW-811D) e Wireless AC Media Bridge (TEW-800MB) que utilizam o standard 802.11ac e prometem velocidades de 1300Mbits... sem fios!
(E também produtos Powerline a 500Mbps... mas também aí há quem já esteja a trabalhar em mandar Gigabit pelos cabos eléctricos...)


Mas também a Microsoft está a trabalhar numa novo tipo de WiFi Gigabit, que promete funcionar a toda a velocidade mesmo quando sujeita a interferências. E para isso, vai dar uso às bandas RF não utilizadas entre as frequências dos canais de televisão. Este projecto chama-se WiFi-NC e... vamos lá ver se será tão bom na realidade como o querem fazer crer. (Mas uma vez que usa espaço de frequências reservadas... imagino que será mais complicado ser implementado internacionalmente... Embora seja para isso mesmo que por cá se está a passar para a TDT, libertando frequências para este tipo de serviços e outros que venham a surgir no futuro...)

4 comentários:

  1. Li algures q as frequências libertadas cá em Portugal já terão sido leiloadas às operadoras de telemóveis.

    ResponderEliminar
  2. espero é que se trabalhe mais na latência do sinal wireless

    ResponderEliminar
  3. A 802.11ac (se calhar deveria chamar-se 802.11an) implementa a agregação de canais da norma N, a 5GHz (norma a). O uso da norma A em Portugal é legalmente limitado, mas ainda assim abre a porta a um conjunto interessante de possibilidades.
    Quanto ao uso das frequências de TV para Wi-fi, é algo legalmente difícil, mas se for unicamente indoor, talvez venha a ser permitido.

    ResponderEliminar
  4. @Netshark não podia ser 802.11an porque podia induzir em erro, na minha opinião. Os 802.11n podem ser tanto a 2.4GHz como a 5GHz. Isso já existe. Até existem routers que usam as duas frequências em simultânio a funcionar a 801.11n.

    ResponderEliminar