2012/02/24

Apple Prepara Ficha Micro para iPhones e iPads?


Verdade, mentira... por agora não passará de mais um dos muitos rumores que rodeiam tudo o que é dispositivos da Apple: a de que a Apple estará a preparar-se para abandonar a tradicional ficha que encontramos nos iPhones, iPods e iPads e trocá-la por uma mais pequena.

É certo que hoje em dia todos os milimetros contam; e olhando para o historial da Apple, vemos que a empresa não tem problemas em "cortar" com a tradição - nem mesmo quando mexe com standards bem implementados como foi o caso do cartão SIM, igualmente "cortado" para a microSIM nos iPhones mais recentes.

Para além disso, com todas as funcionalidades wireless que os dispositivos iOS têm ganho (felizmente já nem precisam de ser ligados ao PC para fazer a activação inicial, nem updates, nem backups), a par das capacidades AirPlay para streaming de música e vídeo "sem fios", a ficha de docking tem cada vez menos importância... (no meu caso, é usada unica e exclusivamente para carregar o equipamento - e isso bem que podia ser resolvido com uma base de carregamento indutiva para nos livrar de cabos, de uma vez por todas.)

Vamos lá ver se o futuro iPhone 5 irá efectivamente marcar uma nova era nos iPhones... e onde a mudança da ficha seja uma das alterações.

5 comentários:

  1. Antonio Luis Coelho24/2/12 13:34

    Viva

    Uma inovação de cada vez... ;)

    A cada iPhone, a sua.
    O cão de Pavlov já sabia que era assim... lol.

    ResponderEliminar
  2. Quem não iria gostar disso, são os fabricantes de acessórios para os iPhones/iPads/iPods... A quantidade de dock stations com essa ficha é enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostariam pois... era da maneira que venderiam novos equipamentos (que actualmente, muita gente vai trocando de iPhones/iPods sem nunca necessitar de trocar de "docks"! :)

      Eliminar
  3. Dos_Passos24/2/12 22:50

    Não ia achar piada nenhuma a isso. Tenho porradaria de coisas com a actual ficha.

    Se fosse para implementar uma ficha micro USB talvez o pessoal levasse a coisa numa boa. Ao fim e ao cabo a Apple subscreveu o acordo, com outros pesos pesados, para tornar o micro USB standard a partir de 2010.

    Agora trocar a ficha só por trocar, por causa de uns milímetros a menos, ficando uma ficha Apple de 30 pinos mais pequena, isso acho que a Apple não faz.

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos24/2/12 22:55

    E o micro USB ia-lhe resolver este problema com a União Europeia:

    http://arstechnica.com/apple/news/2011/10/apples-iphone-micro-usb-adapter-complies-with-eu-charger-standards.ars

    ResponderEliminar