2012/02/04

Detecção de Movimento em Processing


Para quem se quer iniciar nas artes da programação e fazer "coisas bonitas" (e úteis), uma das principais frustrações é começar com coisas como fazer o input de um nome ou números, e fazer operações básicas sobre isso. O mais habitual seria quererem começar logo por fazer coisas mais complexas, como por exemplo, usar a sua webcam como sistema de detecção de intrusos, capaz de enviar alarmes para algum lado.

Felizmente, temos coisas como o Processing, que facilitam bastante essa tarefa sendo desde logo orientadas para fazer o processamento de vídeo, som, etc.

Usando este Processing, um programa para fazer a detecção de movimento apenas em certas regiões programadas da imagem torna-se bastante simples (quando comparado com uma linguagem de programação tradicional), como podem ver aqui neste exemplo de video trigger. Que surge em duas versões: uma que permite definir zonas do ecrã que poderão usar como instrumento musical virtual; ou outra que detecta o movimento e envia essa informação para o Pachube (um serviço que permite centralizar todo o tipo de informações em tempo real - como por exemplo, os consumos energéticos, temperaturas da vossa casa, etc. etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)