2012/03/11

20 Dicas para o Windows 8


Se já fazem parte dos milhões de pessoas que espreitaram o Windows 8 Preview para ver o que a próxima versão do Windows se prepara para nos oferecer, eis algumas dicas que poderão achar interessantes:




1.Usar o teclado no Metro

Não me refiro a usarem o teclado enquanto estão a viajar no metro, mas sim que podem/devem usá-lo quando estão no novo modo de interface do Windows 8. Em vez de procurarem desesperadamente por uma App que não encontrem, basta começarem a escrever o seu nome, e já está.

2. Tirar Screenshots do Ecrã
Para simplificar o processo de carregar na tecla PrtSc e fazer o "paste" num programa de edição de imagem, podem carregar na tecla Windows+PrtSc para gravar automaticamente um ficheiro .PNG do vosso ecrã na vossa pasta de imagens.

3. Não fazer o upgrade
Engraçado ou não, o Windows 8 Preview continua a ser uma versão beta destinada a testes. Não é recomendável que façam o upgrade do vosso Windows 7 completamente funcional para este Windows 8... imaturo.

4. Cantos Activos
No Windows 8 muitas das funções/operações possíveis ficam escondidas do olhar, mas podem ser acedidos quando aproximam o vosso rato dos cantos do ecrã (ou fazem gestos num touchscreen). No lado esquerdo têm acesso às Apps abertas; no lado direito têm acesso às funções de pesquisa, partilha, definições, etc.

5. Teclas de atalho
Para os fãs dos teclados, a Microsoft não se esqueceu de continuar a oferecer uma lista bem completa de funcionalidade acessíveis através de teclas de atalho.

  • Windows Key + Tab – Acesso às apps abertas
  • Windows Key + C – Barra lateral direita (Charms bar)
  • Windows Key + I – Settings Menu
  • Windows Key + T – Regressar ao modo Desktop Mode e circular entre as Apps abertas
  • Windows Key + Shift + . – Faz dock da App à esquerda, centro, direita, sequencialmente.
  • Windows Key + M – Minimiza todas as janelas
  • Windows Key + Q – Abre a pesquisa global no Metro.


6. Definições
As definições do Windows 8 estão agora divididas entre o painel de controlo tradicional e o novo Settings menu na Charm bar do Metro (settings->More PC Settings).

7. Windows 8 como Novo
Para evitar as "reformatações" e reinstalações, o Windows 8 tem agora a opção de fazer o Reset ao sistema, repondo tudo como estava originalmente (More PC settings->General->Reset); ou mantendo os vossos ficheiros (opção "Refresh").

8. Activar o Modo de Segurança
Entrar no Windows em modo de segurança dá agora mais trabalho do que carregar na tecla F8 durante o arranque.
Têm que aceder à linha de comando (called "cmd"), e corre-la como administrador (botão direito do rato no icon da mesma), e depois:

  • escrever "bcdedit /enum /v" e fazer Enter
  • copiar o vosso "identifier" string (com as chavetas) na secção "Windows 8 Consumer Preview" 
  • escrever bcdedit /copy ovossoidentificado /d "Windows Developer Preview (Safe Mode)" e  Enter. 

Depois aceder ao "msconfig" (escrever msconfig e enter na linha de comandos).

Seleccionar a tab "Boot" e escolher "Windows Developer Preview (Safe Mode)." Clicar na opção "Safe Boot" e  "Make All Boot Settings Permanent" , clicar em OK e confirmar. E quando reiniciarem terão finalmente acesso ao modo de segurança no Windows 8.

9. Super-administrador num único clique
Coloquem o rato no canto inferior esquer do Windows 8 (metro ou desktop) até que apareça o thumbnail. Mas em vez de clicarem com o botão esquerdo usem o botão direito do rato. Terão acesso a um menu com atalhos para inúmeras opções do sistema e outras.

10. Desinstalar Apps
Basta clicar co mo botão direito no icon da App e seleccionar "Uninstall."  Apps da Windows Store desaparecerão imediatamente, as outras saltarão para a janela de gestão de programas tradicional do Windows.

11. Não são fãs do Metro?
Arranquem o Windows Explorer e sigam até à vossa pasta do Windows. Façam uma pesquisa por "show desktop" e copiem esse atalho para a pasta de startup do Windows 8: C:\Users\username\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup
Assim, o vosso Windows arrancará sempre directamente para o desktop clássico em vez do Metro.

12. Passwords
Se querem ter a vossa rede e pastas protegidas com passwords, mas não querem que o vosso Windows vos peça a password sempre que arrancam o computador: executem o "netplwiz" (via Windows+R) e desmarquem a opção  "Users must enter a user name and password to use this computer".

13. Ligar-se à Xbox 360!
O Windows 8 tem uma particularidade interessante para quem tiver uma XBox 360, que é arrancar um jogo na Xbox directamente a partir do vosso PC (e no futuro espera-se que o mesmo possa ser jogado remotamente no vosso monitor.) Mas primeiro têm que ligar a vossa Xbox e o PC e para isso têm que correr o "Xbox Companion" no menu de start do Windows 8.

14. Gestor de Tarefas
Para acederem ao novo e melhorado gestor de tarefas, basta escreverem "Task Manager" no Metro (ou usando o eterno CTRL+ALT+DEL), e clicar em "mais detalhes" no fundo da janela.
Aí terão acesso a inúmeras estatísticas sobre o vosso sistema incluindo o desempenho da máquina nos últimos 60 segundos, a par de informação sobre os recursos usados pelas Apps.

15. Passwords Visuais
Na secção Utilizadores dentro do Settings->More Settings, têm a opção de criar password com imagens.

No fundo, podem escolher uma imagem e depois criar uma sequência de gestos feitos sobre a mesma, que irá funcionar como password (por exemplo, desenhar uma recta de um pessoa até outra, seguida de um círculo sobre o nariz de alguém, etc. etc.)

16. Definir associações para programas pré-definidos
Se estão fartos de aturar as Apps que gerem automaticamente alguns tipos de ficheiros, basta escreverem "default programs" no Metro para gerirem essas associações.

17. Gestão das tiles
A gestão das tiles é feita através do habitual "arrastar". Basta arrastarem as vossas Tiles para onde acharem mais convenientes (incluindo novas colunas).
Para redimensioná-las (as que permitirem isso) basta clicar com o botão direito e escolher "Mais pequena"/"Maior".

18. Drivers
Embora o Windows 8 tente fazer o melhor possível para reconhecer o vosso hardware, convém que verifiquem se estão a usar os mais recentes drivers disponibilizados pelo fabricantes do vosso hardware.

19. Sincronização com Tudo e Todos
No Windows 8 a sincronização com múltiplos serviços é algo que passa a ser gerido pelo sistema; a começar pela vossa conta Microsoft (Charms Bar > Settings > More PC Settings). Assim, as vossas definições serão automaticamente sincronizadas entre todas as máquinas Windows 8 que tiverem - incluindo os conteúdos do Sky Drive.

Para além disso, e tal como no Windows Phone, podem adicionar as vossas contas do Hotmail, Facebook, Twitter, Google, LinkedIn, na App "People".

20. Shut Down
O botão de desligar parece ter desaparecido do Windows 8, mas é possível dar a volta ao assunto criando um novo atalho em modo desktop e colocando o comando "shutdown.exe -s -t 00" na sua "localização".
Depois basta moverem esse atalho para a pasta de programas:
C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs
E quando regressarem ao Metro interface, irão ver um novo tile deste comando Shutdown, que desligará o vosso sistema quando clicarem nele.

[via Gizmodo]

9 comentários:

  1. Pedro Cunha11/3/12 21:57

    Só de mim, ou eles foram buscar bastantes ideias às recentes distros de Linux?

    ResponderEliminar
  2. o pior windows que saiu deve o windows millenium muito mau vou continuar com o w7 por bastante tempo, se é bom para tablets para pcs e uma porcaria , cada coisa no seu lugar , isto não vale nada

    ResponderEliminar
  3. Pedro Cunha se foram buscar ideias ao Linux foram muito burros porque Gnome3 e Unity também só têm gerado críticas.

    Tal como o anónimo disse, este Windows é óptimo para tablets. Para PCs normais é uma miséria. Basicamente a Microsoft está a tentar usar a sua força monopolística nos OS de PC para tentar conter as ameaças Android/iOS.

    ResponderEliminar
  4. Esta mistura do metro com o ambiente desktop não me parece combinar muito bem.
    Mais valia lançarem uma versão à parte do Windows 8 (Windows 8 Tablet) e deixar os restantes com o start menu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FAIL o pior windows de sempre
      o w7 vai durar muito tempo duvido muito que esta valente me*** da sucesso nos pcs

      Eliminar
  5. O botão logout está no menu da direita, settings, power, shut down! Mas uso um bat no desktop.

    ResponderEliminar
  6. Tive problemas ao tentar instalar o Virtual Box no meu Dell Inspiron 1545, para criar ambiente para o Windows 8.

    Deu esse erro: "A aceleração de hardware VT-x/AMD-V não está disponível em seu sistema. Alguns sistemas operacionais convidados (por ex: OS/2 e QNX) exigem este recurso para serem iniciado."

    Tentei alterar na BIOS, mas não vi a opção de Virtualização. Tentei encontrar solução no site da Dell e pesquisando no Google, mas mesmo assim

    Alguém tem sabe e pode me dizer o motivo disso? Meu Note tem apenas dois anos, tem 3G de Ram, Core Dois Duo, etc. Será que essa máquina não está apta para instalar o Windows 8?

    "Juda aí gente"! - valeu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gilmar,
      tenta seguir os passos neste site:
      http://www.addictivetips.com/windows-tips/how-to-install-windows-8-on-virtualbox/

      Há ai uma parte que descreve essa opção.
      "Finally move to Acceleration tab and make sure both Enable VT-x/AMD-V and Enable Nested Paging are checked."

      Eliminar
    2. Obrigado NR.

      Pois é gente boa, ainda não desisti, mas acho que não vai dar para eu "sentir o gostinho" do Windows 8 no meu Dell Inspiron 1545. Li, reli, pesquisei, perguntei e nada de encontrar respostas claras se dá ou não para testar o Win 8 no meu note.

      Pô, tô um tanto quanto desiludido.....rssss!
      E eu pensando que meu "dellzinho" tava de "bom tamanho"! - Aff!!!

      Eliminar