2012/03/19

Apple A5X vs Tegra 3


Durante a apresentação do novo iPad, a resolução acrescida foi acompanhada pelo melhoramente do chip que combina o CPU/GPU, o novo A5X que duplica a potência gráfica do anterior iPad 2, e que a Apple descreveu como sendo quatro vezes mais potente que o Tegra 3 da Nvidia. (Algo que a Nvidia já veio perguntar em que testes em específicos, para saber a que se referem de forma mais detalhada...)

Mas, como não podia deixar de ser, com a chegada do novo iPad às lojas, os testes e as comparações entre o novo A5X da Apple e o Tegra 3 da Nvidia não tardaram a aparecer.


E tal como seria de esperar, se parece ser verdade que nalguns testes a PowerVR quadcore presente no A5X da Apple consegue ser muito mais rápido que o Tegra 3 (como no Fill Test, bem necessário para movimentar os milhões de pixeis que o novo ecrã do iPad tem), noutros testes é o Tegra 3 que fica bem à frente.

... E sempre sem esquecer que no Tegra 3 é um processador quad-core "mais um", e que haverá tarefas onde em processamento puro nem sequer se poderá comparar com o dual-core da Apple.
Seja como for, e mostrando que também o software tem grande influência no aproveitamento do hardware, no teste Sunspider do browser, que testa a velocidade do javascript, o iOS consegue ainda assim ficar ligeiramente à frente do browser do Android. Esperemos que sirva de inspiração para que a equipa do Android aposte em força no Chrome para Android e inverta esta situação.

Quanto aos jogos... se em jogos como Riptide e Shadowgun o Tegra 3 continua a ter a vantagem das versões especiais para o Tegra 3 com efeitos especiais "especiais", não deixa de ser impressionante que no iPad se esteja a jogar com uma resolução superior ao FullHD, com os seus 2048x1536 pixeis.

Com a chegada anunciada dos Tablets Android FullHD para breve - como o novo Asus Transformer - é que vamos ver se o Tegra 3 é realmente capaz de mostrar o que vale nestas resoluções.

7 comentários:

  1. Carlos, não sei se é má interpretação minha ou "erro" teu, mas referes que no teste Sunspider o browser do iOS fica à frente do Android. No entanto, o gráfico que forneces põe o Tegra3 à frente do A5X no teste Sunspider.

    São coisas diferentes? É que se estiver tudo correcto, o contexto com esse gráfico é confuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tegra 3 fica "à frente" a *demorar mais* tempo...

      No Sunspider o que interessa é que demore o menos possível (o resultado é em milisegundos, como está lá indicado. :)

      Eliminar
  2. E em Graficos o Chip Tegra é contrario do que diz apple lol

    o TEGRA3 é 4x mais potentes e tem muito mas muito melhores gráficos. A apple gosta de aldrabar mas so engana quem quer

    ResponderEliminar
  3. ó Anónimo, ora vê lá melhor os resultados dos testes gráficos... O A5X não se limita a ser melhor que o Tegra3. Ele simplesmente oblitera por completo o Tegra3!

    ResponderEliminar
  4. os graficos nos jogos são piores no A5 e que que interessa é qualidade grafica por isso o chip Tegra3 vence a batalha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso em concreto, trata-se de jogos que foram especificamente melhorados para tirar partido do Tegra 3 (em qualquer outro Android, ficam sem aqueles efeitos extra) - algo que não significa que esses outros Android, ou o A5X não sejam capazes de os fazer.

      Mas, uma coisa é estar a ver comparações em vídeos de "baixa-resolução"... outra coisa será estar a olhar ao vivo para um jogo a funcionar a 1280x800... e outro a 2048x1536.

      Eliminar
    2. é quesito da resolução,compatibilidade(muito mais aplicativos do que o android,o ipad ganha.é quesito preço LOL ,o asus transformes ganha de lavada pelo custo beneficio.

      Eliminar