2012/03/06

Apple ganha Patente de iWallet


Muitas têm sido as tentativas de criar uma carteira electrónica. O Google tem o seu Google Wallet já semi-implementado, e agora uma nova patente poderá revelar o que a Apple andará a preparar nesta área.

No iWallet da Apple - que também usará NFC - a Apple parece estar interessada em centralizar todas as transações também no seu serviço, dando o acesso aos extractos completos dos cartões associados, e até dos pagamentos agendados ou recorrentes.

Quando chega a altura de fazer um pagamento, cada movimento será validado e autenticado pelo prestador do serviço/pagamento - para além de poder estar igualmente sujeito a regras locais definidas pelo utilizador: por exemplo, não permitir pagamento maiores que um certo valor, ou definir limites um certo comerciante, etc. etc.


O problema é que, tal como tem acontecido no Android, este tipo de tecnologia (como o uso do NFC) apenas será verdadeiramente útil quando estiver disseminada pelo comércio em grande escala. De nada nos serve ter uma "carteira electrónica" no bolso, se não a pudermos utilizar para pagar as compras nos locais que visitamos no nosso dia a dia.
(Para além disto, tratando-se apenas de uma patente, nada nos garante que a Apple venha a implementar isto agora... ou nunca.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)