2012/03/13

ARM mais Eficiente de Sempre

Desta vez não se trata de um CPU quad-core super-potente capaz de fazer tudo e mais alguma coisa, mas sim algo igualmente (ou até mais) importante. A ARM revelou o seu novo Cortex-M0+, o mais eficiente CPU de 32bits jamais criado.

Gastando apenas 9µA/MHz - cerca de 1/3 da energia necessária por qualquer outro CPU de 8 ou 16bits - ao mesmo tempo que pode ser fabricado de forma barata, este CPU não tem como destino aparecer num smartphone ou tablet, mas sim para tornar possível que seja incluido em todo o tipo de equipamentos que se possa imaginar (e que até ao momento permanecem desligados do "mundo").

Este chip pode medir apenas 1x1mm, e fazer com que uma nova geração de equipamentos possa fazer parte da chamada "internet of things", uma rede onde todo e qualquer sensor ou equipamento possa estar ligado e acessível em tempo real: desde um simples sensor de temperatura, a um sensor de batimento cardíaco que possa estar integrado na nossa roupa, ou todas as 1001 coisas que forem capazes de imaginar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)