2012/03/06

A Classificação Etária de Apps na App Store


Um dos problemas de querer controlar as Apps é que se torna inevitável não chegar a um ponto em que tal se torna... difícil.
No caso da App Store da Apple, as Apps têm obrigatoriamente que ter uma classificação etária, sendo que um utilizador pode bloquear o acesso a Apps para maiores de 17, 12, 9 ou 4 anos. Uma medida que muitos pais apreciarão e que evitará que os seus filhos possam deparar-se com uma App "imprópria".

Mas, os problemas começam quando a Apple impõe que uma App que permita ver páginas na internet seja automaticamente classificada como sendo para maiores de 17+. Ou seja... a Apple considera que a Internet é só para adultos.
E que até se poderia aceitar... não fosse o caso desta medida ser - uma vez mais - arbitrariamente imposta pela Apple.

Existem inúmeros exemplos de Apps que permitem o acesso à net e que levam com o aviso de ser uma App para adultos; e de muitas outras que permitem acesso semelhante mas que surgem rotuladas como sendo para idades de 4+.

Igualmente caricato é o caso de alguns browsers surgirem com avisos de que contêm "Frequent/Intense Mature/Suggestive Themes" enquanto outros levam com uma lista infindável de "profanity, crude humor, horror, fear, alcohol, tobacco, drug use, simulated gambling, cartoon or fantasy violence, realistic violence, sexual content, and nudity". Ou seja, nem mesmo para um simples browser os "censores" da App Store se parecem entender...

(E isto, para não falar do absurdo que é culpar um browser pelos conteúdos que cada utilizador decidir ver!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)