2012/03/12

Os Perigos das Fotos Geolocalizadas

Muitas pessoas poderão não ter consciência de que, quando partilham uma foto tirada com o seu smartphone, estarão quase certamente a partilhar também o local onde esta foi tirada - já que na maior parte dos casos, o vosso smartphone irá inserir as coordenadas GPS do local nas informações da própria foto.

Na maior parte dos casos, isso até poderá ser vantajoso... permitindo criar um mapa de todos os locais que já visitaram, e tirar as dúvidas sobre a localização daquele lugar "fantástico" que já não se lembram bem em que sítio ficava.

Mas, por outro lado... e como tudo na vida, também pode ser usado para fins menos próprios, como o que em 2007 permitiu que forças inimigas atacassem uma base onde estava uma nova frota de helicopteros - e cujas fotos incluiam igualmente as suas coordenadas.

Mesmo não se estando em guerra, convém estar consciente dos potenciais perigos da publicação e partilha de fotos na internet que podem revelar a localização da vossa casa, e onde filhos ou familiares possam visitar regularmente.

Há programas que permitem remover todo o tipo de informações incluidas nas fotos, como as tais coordenadas GPS, e que poderão ajudar a minimizar estes casos. Mas não se esqueçam que em muitos casos, as fotos por si só já incluem elementos bastante reveladores da sua localização. (De pouco ou nada servirá remover a informação de geolocalização da foto, quando no canto da imagem for possível ver o nome da rua onde estão, ou o nome de lojas ou locais facilmente identificáveis.)



Actualização: No Windows 7 podem remover as informações existentes nas fotos clicando nelas com o botão direito, e clicando em Propriedades->Detalhes->Remover Propriedades e Informações Pessoais.

3 comentários:

  1. Por acaso já sabia disto! Por isso já configurei o meu smartphone pra não partilhar essa informação! :P

    ResponderEliminar
  2. ja agora, podiam partilhar que programa usam para apagar as informações das vossas fotografias? eu costumo usar o ExifTool GUI >> http://freeweb.siol.net/hrastni3/ que é basicamente um frontend para o exiftool >> http://www.sno.phy.queensu.ca/~phil/exiftool/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No WIndows 7 podes apagar as informações EXIF directamente do sistema.

      Botão direito na imagem->propriedade->detalhes->remover informações pessoais.

      Eliminar