2012/03/06

A "Praga" das Actualizações


A Ford disponibilizou uma actualização para os automóveis com o sistema MyFord Touch - e é um exemplo que deveria ser seguido por muitos outros fabricantes. No entanto, é também algo que me faz relembrar o quanto as actualizações se podem tornar uma autêntica "praga".

Se há coisa que me irrita é ser confrontado diariamente com actualizações pendentes no meu iPhone e Android... (E nem a opção do "permitir actualizações automáticas" no Android serve de muito para minimizar isso.) E isto para não falar de algumas certas Apps que parecem não conseguir passar 2 ou 3 dias sem ter um novo update recorrentemente - e onde o Titanium Backup no Android parece tomar a liderança!

Bem sei que poderia ignorar estes avisos, e apenas fazê-las quando bem me apetecesse... Mas, e se se tratar de uma actualização efectivamente necessária?...


Mas a questão torna-se mais preocupante quando salta de um computador, ou smartphone, com ligação quase permanente à Internet, para outros equipamentos. Um amigo teve que fazer uma actualização de firmware à sua televisão para que esta funcionasse como prentendia... E assusta-me pensar que isto se comece a tornar cada vez mais comum e natural.

Já imaginaram o que seria ligarem o vosso automóvel e surgir um aviso a dizer que há uma nova actualizção que têm que instalar antes de poderem prosseguir viagem? (Se têm uma PS3 já devem conhecer bem este sentimento. ;P)


Claro que sou todo a favor de actualizações que corrijam problemas e adicionem funcionalidades extra. Mas penso que o próprio processo de actualização deveria ser alvo de atenção mais cuidada, por forma a tornar isso o menos intrusivo possível para os utilizadores (do género do que o Google faz com o Chrome, e que actualiza o browser sem a intervenção do utilizador e de forma transparente.)

Também no iOS e Android deveria haver uma opção para que estas actualizações pudessem ser feitas de forma completamente automática (com uma opção algures para quem não o quisesse fazer), quando se tivesse o equipamento ligado à corrente e com rede WiFi disponível (no iOS isso já é utilizado para fazer os backups para o iCloud... porque não "pendurar" aí o processo de actualizações das Apps?)

1 comentário:

  1. Grande ideia e deveria ser algo incorporado tanto em Android (Onde existem inúmeros problemas com actualizações) como em iOS.

    A Google devia clarificar o processo de actualização de Android. Provavelmente separar actualizações radicais de actualizações progressivas. Um sistema de actualizações semelhante ao que existe no Windows. E de 2 em 2 anos lançavam uma versão mais revolucionária do OS que exigia compra de aparelhos novos para obter.

    ResponderEliminar