2012/04/02

Redução da Pirataria em França não Aumenta Vendas


Incessantemente os defensores dos direitos dos autores e da Indústria da música e do cinema têm atribuído os declínios das vendas à Pirataria, indiferentes a todo o tipo de discussões e estudos que dizem que essa relação não é assim tão directa como a que eles tentam fazer passar.

Em França a implementação da lei Hadopi que dita o corte da internet aos infractores apanhados em downloads ilegais pela terceira vez parece ter conseguido reduzir a "pirataria" entre 29 a 66%. Um número que os defensores desta lei anunciam agora com pompa e circunstância como uma grande vitória.

... O que eles se esquecem de referir é que os lucros da Indústria Musical e Cinematográfica continuaram a cair, seguindo a tendência da última década - e que tanto era atribuída à "pirataria"!

Ou seja... os lucros caiam e a culpa era da pirataria; agora cortaram a pirataria em mais de metade, mas os lucros continuam em queda. Hummm... será necessário tirar um doutoramento para ver que algo não bate certo nesta pseudo-relação causa-efeito que a Indústria tanto apregoa?

Vamos lá ver qual será o visado na caça à bruxa que se seguir....

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)