2012/05/17
AMD Trinity
A AMD já apresentou a sua nova linha de CPU+GPU para portáteis. Depois dos LLano é a vez dos Trinity. Um nome que certamente irá dar que falar nos portáteis e ultrabooks de gama média-baixa.
Ao contrário da Intel, que já se pode dar ao luxo de produzir os seus chips Ivy Bridge em 22nm (mais pequenos, logo, mais baratos) para além de usar os seus transístores "3D"; a AMD tem que fazer o melhor que pode para espremer a máxima eficiência do seu processo de fabrico de 32nm.
Algo pelos quais os seus CPUs já são conhecidos - não oferecendo o máximo desempenho quando comparados directamente com os produtos da Intel; são no entanto bastante competitivos quando se trata da relação potência/consumos. E é precisamente aqui que este Trinity parece fazer o impossível, ao oferecer praticamente o dobro do desempenho que os anteriores Llano sem gastar mais energia!
Uma característica que obviamente os torna bem apetecíveis para o mercado a que se destinam, dos portáteis e ultrabooks - que poderão ter preços bastante mais atractivos que os modelos equivalentes equipados com CPUs da Intel.
A nível de desempenho puro, a opção continuará a recair sobre os Intel... mas para quem estiver com um orçamento limitado e procurar um desempenho "adequado" para as suas necessidades, poderá encontrar nestes novos chips o ponto de equilíbrio ideal.
[anandtech / engadget.com]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)