2012/05/03

Novo Samsung Galaxy S 3


 A Samsung apresentou o seu novo Galaxy S 3 (actualização: análise já disponível) e tal como esperado torna-se num dos mais potentes smartphones da actualidade (a par do HTC One X). Há muitas novidades mas nada de coisas radicais ou inesperadas, o que poderá deixar a habitual sensação de "é só isto?" que vai sendo cada vez mais comum a cada nova apresentação de um smartphone, numa altura em que vai sendo cada vez mais difícil arranjar verdadeiras "novidades".

Com um CPU Quad-core a 1.4Ghz, e um ecrã HD 1280x720 de 4.8" (Super AMOLED e não Super AMOLED Plus), e 1GB de RAM, traz precisamente aquilo que já se esperava dele.

A nível das câmaras, temos uma de 8MP (com vídeo FullHD 1080p) e uma frontal de 1.9MP (video HD 720p) a par de algumas novidades a nível do software de fotografia - como zero-shutter lag, burst mode, e capacidade de tirar fotos enquanto grava vídeo - assim como reconhecimento dos olhos do utilizador para ligar/desligar o ecrã (Smart Stay), que evita que o ecrã se desligue quanto estão a olhar para ele, ou que esteja ligado desnecessariamente quando não estão a olhar para ele.


O Galaxy S3 traz também o S Voice, uma funcionalidade "à Siri" que permite que ele reconheça diversos comandos de voz. Suporta 8 linguas... mas não o Português.

Depois temos outras funcionalidades como o Direct Call, para fazer chamadas apenas com o gesto de encostar o Galaxy S à orelha; um sistema que nos alerta em caso de mensagens ou chamadas não recebidas (Smart Alert) ; partilha de fotos mais sociais, com reconhecimento facial; possibilidade de enviar a imagem de forma wireless para outros equipamentos; ou até de ver um vídeo de forma independente numa janela que podem movimentar sobre o ecrã enquanto fazem outras coisas (pop up play); equalização de som durante as chamadas; WiFi Channel bonding para velocidade aumentada; Mirror Link para utilização nos veículos; Bluetooth 4.0; ligações a acessórios médicos (nalguns paises); e muito mais.


A nível do design, a Samsung manteve uma posição conservadora, mantendo o estilo dos modelos anteriores, mas agora perdendo o habitual "queixo" volumoso e mantendo uma espessura mais uniforme (8.6mm no ponto mais grosso).

Este Samsung tem também como opção uma base de carregamento wireless (algo que não será novidade para os utilizadores da Palm... bom teria sido fazer disto algo standard... :)

Em suma... muitas novidades, tanto a nível de um hardware que coloca a Samsung na liderança do que melhor há em termos de smartphones; como a nível de funcionalidades de software (faltará ver de que forma todas estas alterações da Samsung irão afectar a morosidade das actualizações Android futuras - uma área em que a Samsung muito tem sido criticada nos últimos tempos.)


O Samsung Galaxy S3 chega à Europa a 29 de Maio... e por essa altura já cá devemos ter uma análise "hands-on" para ficarem a conhecer mais em pormenor todas estas novidades.


... Agora só falta saber o preço, mas considerando que já temos uma "bomba" no mercado a 530-540€, será de imaginar que o preço deste novo Samsung seja competitivo com o da concorrência.




[Fotos via Engadget]

20 comentários:

  1. joaobfarinha3/5/12 20:36

    Rápido e eficaz possa !

    ResponderEliminar
  2. Segundo o engadget, o ecrã é com Gorila Glass 2 :D

    http://www.engadget.com/2012/05/03/galaxy-s-iii-whats-changed/

    ResponderEliminar
  3. A Samsung podia ter tido mais cuidado, então na apresentação do Galaxy SIII mostram uma página do Engadget onde aparece em letras garrafais "Apple's New iPad" ?
    Não havia necessidade :-)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/5/12 21:56

    eu gostei. tomara que o preço dos anteriores baixem com a chegada desse!
    aliás, vem com ICS n é?

    ResponderEliminar
  6. Achei piada ver as pessoas a correr no final em direcção aos expositores juntamente com a banda a tocar, fez-me lembrar a história do titanic :)
    Infelizmente mais uma vez nota-se uma inspiração descarada para não chamar cópia de algumas soluções da apple, nomeadamente do siri que essa é de caras, não sou defensor de nenhuma marca mas a Sésamo o que é de Sésamo.
    Gostei sim da solução do video a correr em miniatura, não é nenhuma novidade porque já se viu isto no preview do windows 8, mas é muito interessante, mais ainda num tablet que num telefone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente a Siri existia na App Store antes de ser comprada pela Apple e já existia software semelhante á venda também no Android Market (Vlingo). A Sésamo o que é de Sésamo...

      Eliminar
  7. Luis Faria3/5/12 22:32

    Acho que é um bocadinho grandote! O resto das Specs estão dentro do que se esperava, um grande concorrente do HTC one X.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/5/12 01:07

      Desilusão ......
      De concorrente não tem nada é um Nexus praticamente nada de novo melhor cpu e pouco mais ...



      O HTC one X sem duvida superior Melhor GPU Nvidia Tegra 3 , design …
      O Galaxy 3 não é mau pelo contrario faz é lembrar o Nexus com botoes e melhor cpu de resto nada de novo …
      A HTC do meu ponto vista tem grande vantagem e é vencedora …
      Melhor Gpu Nvidia Tegra
      Beats Audio(versão venda vodafone inclui phones Bits audio)
      Design superior
      E HTC Sense 4 bastante superior Touch wiz

      Nem vale pena perder tempo a Comparar o one X ganha praticamente em tudo

      Eliminar
    2. Epá o CPU/GPU do GS3 é melhor que o Tegra 3. Quanto ao som, o hardware do GS3 é superior ao HTC One X e Sense 4 ou Touchwiz é questão de gosto.

      O HTC One X tem duas vantagens: design e ecrã. O GS3 tem duas concretas: slot microSD e bateria.

      Eliminar
  8. Fiquei pouco impressionado... Considerando o quão acima o GS2 estava da concorrencia o ano passado o GS3 não elevou tanto a fasquia.
    Em termos de hardware tem algumas coisas melhores que o HTC One X, como slot microSD e uma bateria maior mas chica que é feio, e um ecrã Pentile é um pouco desapontante.

    Se soubesse que ia ser isto não tinha esperado por isto e tinha ido antes para o Galaxy S2 quando tive oportunidade porque em termos de design este está mais feioso e os plásticos também não me agradam.

    ResponderEliminar
  9. Axxantis4/5/12 14:12

    Não se deixem cegar pelo hardware. O hardware não deve ser o fim em si mesmo, mas sim o meio que permite utilizar o equipamento da melhor forma possível. Gostei muito do smart stay, direct call, video em janela (O W8 também tem, mas ainda não se vende, pois não?), smart alert, envio de ficheiro por wifi, tirar fotos enquanto se filma, etc. Isto é que são as inovações. O hardware é tão somente o suporte que permite fazer isto, e como tal deve ficar em 2º plano. Claro que, tratando-se de funcionalidades exclusivas deste modelo é impossível não voltar a pensar na fragmentação do Android, mas isso são outros quinhentos.
    Quanto ao design industrial, aí sem, acho que é um pouco decepcionante, face às mockups que andavam aí pela net.

    ResponderEliminar
  10. O HTC One X não é superior ao Samsung Galaxy S3 e se têm dúvidas vejam aqui o comparativo: http://www.gsmarena.com/samsung_galaxy_s_iii_flexes_muscles_on_benchmarks-news-4201.php.
    Aliás, até o One S é superior ao One X!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sempre, em benchmarks há sempre muitos e para todos os gostos: aqui encontras alguns em que o HTC One X (e S) ficam à frente do Galaxy S 3.

      http://www.anandtech.com/show/5810/samsung-galaxy-s-iii-performance-preview

      Mas, na maior parte dos casos, o GS3 porta-se melhor que o HTC.

      Eliminar
  11. António4/5/12 18:07

    Por mim, os specs são detalhes.
    Mesmo que tivesse 600 euros para gastar, nunca iria comprar uma tábua de passar a ferro para meter no bolso.
    Mais do que 4 polegadas é exagero num telemóvel.
    Para ler, vídeos, etc, temos os tablets. Um smartphone, acima de tudo, deve respeitar a extrema portabilidade.
    Nem simpatizo com a Apple, mas eles percebem isso. Os outros andam numa corrida absurda como os miúdos: "o meu é maior do que o teu!". Pfff....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já tive um iphone 4 e tenho actualmente o SII, e o iphone 4 era mais incomodo no bolso sem duvida nenhuma.
      E depois de teres um ecrã com mais de 4 polegadas vais achar os outros pequenos.

      Eliminar
  12. Anónimo6/5/12 03:22

    Bom pra caramba,
    vou ser o primeiro a comprar quando lançar aqui no Brasil

    ResponderEliminar
  13. Quem diz que o S3 é fraco não percebe nada de Smartphones... Um conselho: dediquem-se à pesca!

    ResponderEliminar
  14. meus amigos eu tenho um htc one x e estou muito contente com o meu htc one x el e fantastico faco coisas com mi htc one x que otros celulares ate agora nao fizerom por exemplo:consigo ver televisao em online como por exemplo:canal telemundo,canal de las estrellas,canal 5,vejo tambem o futebol completo e sem paragens,sem interrucoes e com uma imagem tao nitida e perfecta melhor que a minha propia televisao com umas colores espetaculares para nao falar sobre o sons o sons e tambem espetacular se ouve com uma nitidez e perfeito como a imagem nitida eu nao cambiaria o meu htc one x por otro qualquer,fora os filmes em online completos que se veem com uma nitidez e sem paragens,a nao falar tambem dos jogos sao espectaculares estou muito satisfeito com meu htc one x para mim e o melhor do mundo.....

    ResponderEliminar