2012/05/20

O Maior Sensor para a Maior Câmara


Enquanto a maioria das pessoas se preocupa com os 5 ou 8 ou 12MP das câmaras nos seus smartphones, ou dos 14, 20, ou 30MP nas suas SLR, há quem esteja numa escala completamente diferente. Uma escala que não se mede apenas em megapixeis, mas também no tamanho físico do sensor que capta a imagem.

Este é o mundo habitualmente reservado apenas para aplicações militares e aeroespaciais, onde valores como $100 mil dólares são "insignificante". Estes sensores especializados são responsáveis por captar imagens como as que obtemos dos telescópios espaciais, e que muitas vezes envolvem ter exposições de várias horas, com níveis de "ruído" incrivelmente baixo.

Se pensam que o sensor da vossa SLR com 24 x 36 mm impõe respeito, fiquem sabendo que este sensor da Spectral Imaging tem 94x94mm com um total de 110MP. Um sensor CCD monocromático cuja gama dinâmica parece ser capaz de, em pleno dia ser capaz de captar uma imagem onde são visíveis as estrelas e o sol - lado a lado - e que alguns "malucos" querem utilizar para fazer uma câmara fotográfica para usar "cá em baixo", em terra.

Para isso só temos que os convencer a que os $100k investidos na câmara valem a pena, e isso pode ser feito deixando comentários e "likes" no video deles no YouTube.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)