2012/06/25

Facebook Passa Todos os Utilizadores para Emails @facebook

Seria de esperar que o Facebook já tivesse aprendido a não abusar da confiança dos seus utilizadores, mas... eis que hoje volta a meter a pata na poça, e é uma "grande poça".

Então não é que os utilizadores do Facebook quando visitarem a sua página do FB serão confrontados com uma grande alteração que não solicitaram: o Facebook decidiu que todos os utilizadores deveriam passar a utilizar os seus emails @facebook.com.

Algo que... para a maioria dos utilizadores, não será lá muito agradável... uma vez que não foram consultados para que tal alteração fosse feita - ou sequer informados da mesma!

Para quem não quiser passar a ter o email do facebook como forma de contacto oficial, será necessário ir à sua página->about->editar a Contact Info, e aí seleccionar que o email do facebook não deverá estar visível na timeline.


Não sei o que se terá passado para que o Facebook tenha achado que isto seria uma boa ideia de dar visibilidade ou uso aos seus emails (que, pelo que parece, não estarão a ter a adesão que eles pretendiam)...

Mas o que me parece é que isto poderá ser a "gota de água" que fará com que muitos decidam encerrar a sua conta no Facebook de uma vez por todas!

Bem jogado Facebook...



16 comentários:

  1. Oh pá. Estava agora mesmo a enviar uns convites por email e precisava de alguns endereços de amigos que não tinha na agenda. Fui eu todo lampeiro para procurá-los no facebook e estava lá esses tais @facebook.com.
    Um aviso prévio dava jeito não?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por avisares Carlos!
    O facebook já começa a chatear e muito no que toca a privacidade. Mas que grande lata!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Quando criei o meu, é que me apercebi que não existia mesmo uma conta de e-mail do FB mas sim um sistema integrado com o sistema de mensagens. Escusado será dizer que odiei a ideia.

    Assim sendo está bloqueado o acesso ao e-mail desde o início.

    Seja como for, é bastante fácil saber o "e-mail" quando estas pessoas possuem um endereço personalizado. Exemplo:

    quem tiver o link para o facebook:
    facebook.com/ze.augusto.56

    o e-mail corresponde ao nome personalizado da página de perfil:
    ze.augusto.56@facebook.com

    Resumindo, ao que parece não há como não começar a receber e-mails de viagras, e produtos para aumentarmos a nossa masculinidade. Pois basta um bot qq a testar links válidos do domínio "facebook.com" que chegam a toda a gente.

    ResponderEliminar
  5. Animais. Já reverti a situação. Grande lata!
    Então e quem tem os endereços de e-mail profissionais para networking no facebook e agora vê isso alterado para o e-mail do Facebook? Estão a gozar ou quê?

    ResponderEliminar
  6. Não tenho facebook, nem nunca tive. Após meses a ser chamado de retrogado pelos meus amigos e familiares, a pouco e pouco todos eles vão-me dando razão. Esta é mais uma!

    ResponderEliminar
  7. Já está escondido... esta malta...

    ResponderEliminar
  8. Isto é mais um passo para o telemóvel facebook! Afinal um sistema operativo de um smartphone precisa de um cliente email bem integrado no sistema! Quem tinha dúvidas disso mais vale deixar de ter

    ResponderEliminar
  9. Abri uma conta no facebook para ver como era, mas confesso que nunca percebi o fascínio que esta rede provoca.É raro lá ir, mas hoje vou de certeza para fechar a minha conta.

    ResponderEliminar
  10. do as i did, almost a year ago: Delete account

    ResponderEliminar
  11. Ohh meu deus... alguém na sede do Facebook espirra, é logo o fim do mundo!

    Isto é uma maneira de promoverem o mail @facebook.com, quem não gosta, não come.

    Então qual é o problema da privacidade? Espero que um destes "iluminados" que orgulhosamente abanam a bandeira do "eu já apaguei a minha conta" aqui me consiga explicar.

    Que diferença em termos de privacidade é em relação ao mecanismo de mensagens?
    Por predefinição eu abro o perfil de qualquer pessoa, amigo ou não, e tenho a possibilidade de enviar uma mensagem. Como é que um endereço virtual, que como o Rui B. disse, não fornece mais nenhuma informação do que aquela que está no URL é uma "grande alteração" na privacidade?

    Não percebo... nem o "tom" do post do Carlos, regado de expressões tipo "abusar da confiança", "grande alteração", "sem serem consultados" ou "gota de água", sem no fundo sustentar isso com argumentos.
    Longe de ser um fanboy do Facebook, acho triste que alimentar-se a moda de falar mal ou ser contra de X com sensacionalismos deste tipo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Nelson

      As pessoas colocaram visivel (ou nao) o email que bem entenderam. Acho que é um abuso que qualquer serviço decida mudar isso, para um email deles, e sem sequer darem conhecimento disso aos utilizadores (não recebi nenhuma mensagem a dizer de que tal ia acontecer/tinha sido feito) - já para não falar em pedirem o seu consentimento.


      Mas, se achas que é algo natural e justificável fazer isso com os clientes... estás no teu direito.

      Aqui a questão não é da privacidade, mas sim a de se sobreporem à vontade expressa dos utilizadores - que já lá tinham o email que desejavam.

      Eliminar
    2. Também não sinto que seja assim um ultraje tão grande, porque ao que parece segundo as regras que todos nós mencionamos aceitar aquando do registo permite que o FB o faça...

      O meu maior problema, caso não exista algo que filtre o spam, é mesmo receber na minha caixa de mensagens lixo que não quero, publicidades de afins.

      Mas a ver vamos...

      Eliminar
    3. @Carlos, não me tinha pronunciado em relação à legitimidade da alteração ter sido feita sem informar ou perguntar aos utilizadores se concordariam, mas agora que falas nisso, acho que foi pena não o terem feito porque seria uma excelente arma de publicidade!

      Veja-se então que em vez de as pessoas terem de expor o seu email pessoal, poderiam estar à mesma publicamente disponíveis a serem contactadas por email, mas através de uma "alias" que lhes garantiria ainda mais privacidade.
      Vêm como é muito fácil "manipular" opiniões expondo pontos de vista diferentes?

      Vai uma aposta como os comentários a este post eram diferentes, se o artigo do gizmodo pegasse no mesmo ponto de vista que eu indiquei e que tu tivesses espalhado a noticia baseado nesse opinião? ;)

      Btw, agora que reli o meu comentário vi que me "estiquei" no "tom", ainda bem que ninguém levou a mal.

      Eliminar
    4. @Nelson

      A minha questão nem foi com a coisa ter positiva ou negativa, mas precisamente com o facto de fazer algo sem dar conhecimento aos utilizadores. E mesmo que - como dizes - pudessem apresentar motivos válidos para isso, o que é certo é que assim ficaram mal-vistos (a tal ponto de muitas pessoas nem sequer quererem dar qualquer "hipótese" aos emails do Facebook.)

      Eliminar