2012/06/12

Intel NUC - Next Unit of Computing - um PC ultra-compacto


Se acham estranho que tanto se esteja a fazer para emagrecer os computadores portáteis, com a nova vaga de ultrabooks, e que nos computadores desktop tudo pareça continuar na mesma... Aqui está o Next Unit of Computing da Intel.

No fundo, trata-se de um computador ultra-compacto, que mede apenas 4x4" (a grande maioria smartphones actuais são mais compridos) mas que demonstra que nisto dos computadores, as coisas não se medem aos palmos. Embora este projecto tenha tido como objectivo o mercado dos kiosks multimédia e afins, o interesse por parte do público fez com que a Intel reconsiderasse... pelo que poderemos esperar ver estes NUCs à disposição do público.

Vão existir várias versões. O modelo inicial chegará já nos próximos meses, trazendo um CPU Core i3 mobile e chipset HM65, 3 portas USB 2.0, 2 portas HDMI, 4Gb de Ram (2x SO-DIMMs), SSD de 40GB mSATA, e mini PCIe slots.


Mas, mais para o final do ano deverá chegar uma versão mais potente, que inclui USB 3.0, Thunderbolt, assim como variantes com CPUs Core i5 e i7.

[via techreport]

2 comentários:

  1. Nada que a Apple não tem estado a fazer há anos com o Mac Mini.

    ResponderEliminar
  2. Também já há uns parecidos da zotac... o zotac zbox nano com APU's AMD!

    A versão AD10 já se compra por 250€ sem ram nem disco. O AD11 já sobe para 400€, pois traz um ssd 64GiB e 2GiB RAM.

    ResponderEliminar