2012/06/05

Tribler Garante Torrents Anónimos


Enquanto uns dirão que quem faz downloads legais nada tem a esconder, e que só quem faz downloads ilegais é que se preocupará em manter a sua privacidade... o que é certo é que muitos preferirão guardar apenas para si aquilo que fazem na internet, incluindo os conteúdos que descarregam via bittorrent.

O Tribler é um cliente de bittorrents que em breve irá manter todos os seus utilizadores anónimos, e que ao contrário do que se poderia pensar - é conseguido sem prejudicar o desempenho das transferências. Os seus responsáveis dizem que até conseguem transferências mais rápidas que o uTorrent.

De modo resumido, o que o Tribler faz é que em vez de recorrer a uma ligação P2P que liga directamente quem tem partes de um conteúdo a quem precisa desses dados, mete pelo meio elementos que servem de intermediários, e que impossibilitam que o ponto de origem saiba quem é o destinatário (e vice-versa).

Espera-se que esta nova versão do Tribler com os intermediários de "anonimização" fique disponível dentro de alguns meses.

3 comentários:

  1. 42MB para um cliente torrent é pesadote

    ResponderEliminar
  2. É uma topologia de rede parecida com a rede do tor.
    Em vez de usar uma rede por camadas com tor nodes (que não fazem logging do tráfego), usa proxies de bittorrent.
    Provavelmente usam metadata de bittorent nos proxies para saberem quem tem o quê e assim aceleram o acesso aos dados.
    Sem duvida pode ser uma boa ideia desde que pegue.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/6/12 14:04

    Não sei se será fiável pois a história do tor...

    Originally sponsored by the US Naval Research Laboratory,[7] Tor was financially supported by the Electronic Frontier Foundation from 2004 to 2005.[9] Tor software is now developed by the Tor Project, which has been a 501(c)(3) research/education nonprofit organization[10] based in the United States of America[1] since December 2006 and receives a diverse base of financial support;[9] the U.S. State Department, the Broadcasting Board of Governors, and the National Science Foundation are major contributors

    ResponderEliminar