2012/06/05
Ultrabook Toshiba U840W com ecrã 21:9
Começa a ser difícil sobressair da crescente enchente de ultrabooks que vai chegando ao mercado, e onde muitos deles mais parecem ser cópias uns dos outros. Nesse sentido, a Toshiba tem agora um modelo que irá atrair as atenções: o novo Toshiba Satellite U840W tem um ecrã de 14" em formato 21:9.
Embora este tipo de ecrãs já seja usado por alguns fabricantes de TVs (como a Philips), o que é certo é que continua a ser um formato incomum. Com uma resolução de 1792x768, este formato mais alargado permite manter uma boa área de ecrã num formato mais compacto... e claro, permitirá ver uns filmes panorâmicos sem necessidade de desaproveitar o ecrã com barras pretas em cima e em baixo.
A Toshiba diz que este ultrabook tem autonomia para "todo o dia", e conta com um CPU Ivy Bridge, capacidade para até 10GB de RAM, disco de 500GB acompanhado por um SSD de 32GB que serve de cache, portas USB 3.0, teclado iluminado, e suporte para WiDi.
Embora eu seja apologista de que nos computadores a resolução vertical seja o que mais falta faz (e nesse aspecto, este ecrã de 21:9 vai precisamente no sentido oposto), pode ser que esta opção até acabe por se revelar bastante prática com a chegada do Windows 8 e as suas Apps Metro - e a capacidade de as correr lado a lado.
Este Toshiba Satellite U840W tem chegada agendada para o 3º trimestre do ano, com um preço de £899 (cerca de 1100€).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sinceramente, continuo sem perceber a recente paranóia por estes formatos "alongados"! Não me digam que agora toda a gente compra portáteis para apenas... ver filmes.
ResponderEliminarSerá que estas mentes iluminadas já olharam para o formato VERTICAL de 99% dos sites!? Meus Srs, passem mais do que meia hora a aceder a sites nesse ecrã de apenas 768 pixeis de altura, principalmente naqueles com design fixo e central, e depois digam lá se não têm vontade de virar o ecrã do portátil e colocar na vertical!
Ah, e claro, comecem a marcar consultas, porque com as tendinites que vão apanhar *de tanto fazer scroll* vão ser muitas...
Sendo o acesso à net a tarefa mais realizada nestes equipamentos, custa-me aceitar de bom grado estas modas. Espero sinceramente que esta do 21:9 não pegue, mas desconfio que estou sem sorte :\
Claro que podem alegar que os sites é que têm que se adaptar, bla bla bla... mas estamos a falar da esmagadora maioria dos sites. Não me parece que isso vá acontecer nem de ânimo leve, nem tão rapidamente.
Como em tudo, no meio-termo é que está a virtude.
Concordo inteiramente com o Antonio Rodrigues. Um ecran de 21:9 é totalmente claustrofóbico.
ResponderEliminarImaginem designers, arquitectos, escritores, enfim, pessoal que precisa dos pc's para trabalhar, estes senhores devem ter quotas nas casa de saúde...!!
ResponderEliminar