2012/06/05

Willow Glass da Corning


A Corning é uma empresa que imediatamente será reconhecida por muitos como sendo a responsável pela criação do popular Gorilla Glass que permite que os ecrãs de muitos equipamentos tenham propriedades quase "blindadas".

No entanto há situações onde o que interessa é a flexibilidade, e por isso mesmo a Corning desenvolveu o Willow Glass.

Um vidro que, como se pode ver ali em cima na imagem (e no vídeo já a seguir) faz coisas que se poderiam considerar impossíveis, graças à sua espessura de apenas 100 microns, e que o torna atractivo para ser usado em ecrãs LCD e OLED (e noutras apliações como células solares e iluminação).

Eventualmente, este tipo de vidro "em rolo" poderá servir de base para os tão desejados ecrãs OLED de grandes dimensões, cujos tamanhos actualmente são limitados pelo tamanho dos próprios paineis de vidro que lhes servem de base - e que assim poderiam ser produzidos a preços muito mais reduzidos e em tamanho muito maiores.

... Talvez o meu desejado ecrã de 100-150" afinal esteja mais próximo do que julgava... :)

3 comentários:

  1. Para mim a Corning é conhecida há mais de duas décadas pelo material de redes estruturadas de cabos - bastidores, painéis, cabos cobre e fibra óptica, etc..
    Sabia que eram "especialistas" em vidro e cerâmica mas apenas recentemente os conheci como produtores do célebre "gorilla glass". Claro que recentemente é relativo em função daquilo que conheço e lido há mais de 20 anos.

    A história por detrás do "gorilla glass" é muito interessante tendo como principal protagonista St. Jobs.

    @braço.

    ResponderEliminar
  2. Parece que estou a ver isto aplicado ao vidro de um carro com tudo o que precisamos saber sobre a viatura a ser 'projectado' à frente dos nossos olhos!

    ResponderEliminar
  3. Dos_Pssos5/6/12 22:06

    Por esta altura toda a gente já conhece o vídeo. Isso do vidro blindado e fininho ... não há :)

    http://www.androidauthority.com/samsung-galaxy-s3-vs-iphone-4s-drop-test-92152/

    ResponderEliminar