2012/07/20
Firefox OS chega em 2013
O sistema operativo mobile da Mozilla - conhecido como "Boot 2 Gecko", mas recentemente rebaptizado Firefox OS - deverá chegar ao mercado em 2013.
Actualização: mas podes experimentá-lo desde já no teu computador.
Um sistema operativo que faz aquilo que o Google quis fazer com o seu Chrome OS, ou seja, tornar o browser no elemento central de toda a experiência de criação do interface de utilização e das Apps, e assim facilitar um desenvolvimento utilizando as tecnologias "web" já bem conhecidas de muitos developers.
Embora este Firefox OS não vá ter a vida facilitada, tendo que competir com o Android, iOS, e também o Windows Phone 8, a verdade é que se poderá tornar numa plataforma bastante atractiva para os developers em geral, e para os web developers em particular. É que aqui se dispensará a necessidade de ter um computador Apple para criar apps como acontece no iOS; ou um Windows para a plataforma da Microsoft; e - diz a Mozilla - este Firefox OS será ainda mais "aberto" que o Android do Google.
Pessoalmente, agrada-me a ideia de poder criar Apps usando tecnologias "web", que poderão ser desenvolvidas em qualquer sistema que os developers se sintam mais à vontade. E a longo prazo, esta opção de usar a web como ferramenta de criação poderá trazer vantagens acrescidas, pois irá de encontro ao que também se espera de todos os restantes browsers e sites na web... São cada vez mais as preocupações em fazer sites (ou webapps) que dêem uso ao hardware dos equipamentos (câmaras, etc), que tenham que lidar com inúmeros formatos de ecrã (desde um pequeno smartphone, a um monitor gigante, passando pelos tablets e mini-tablets)... coisas que fazem com que cada plataforma tenha que as soluccionar, de forma idependente, e repetidamente... e que melhor estariam ao ser resolvidas "num único sítio" que se pudesse aplicar a todos - como acontece com as páginas web.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
BIG FAIL.
ResponderEliminarÉ engraçado ver o Angry Birds com o icon do Evernote e vice-versa (ver imagem do centro). :D
Título: chega em 2013
ResponderEliminarTexto: deverá chegar em 2013.
Chegar pode chegar. Ficar é outra coisa.