2012/07/30

Monitor Asus Ultrapassa os 120Hz



Muitos já não se recordarão das "guerras" dos refresh rates dos monitores CRT, e onde algumas pessoas sofriam com os seus 60hz interlaced (que hoje seriam considerados inaceitáveis... e na verdade também já o eram na altura) enquanto outros tinham a sorte de poder ter monitores bem mais capazes (e dispendiosos) capazes de exibir altas-resoluções a frequências bem mais elevadas. (Lembro-que o meu fiel Viewsonic de 17" era capaz de suportar 1280x1024 a mais de 120hz, o que era um "feito" na altura.)

Com a chegada dos LCD, a coisa estabilizou, e hoje em dia a grande maioria dos monitores LCD usa os 60hz como padrão (agora já livres da fosforescência dos CRTs, dos varrimentos interlaced, e também dos "fantasmas" e arrastamentos que atormentavam os primeiros paineis LCD).


Uma notável excepção são os monitores 3D, que para continuarem a fornecer os 60fps recomendáveis para cada olho de forma alternada, têm que exibir -no mínimo- o dobro das imagens, e portanto se têm ficado nos 120hz. Mas com este novo monitor Asus VG278HE FullHD de 27" decidiram ir mais longe: sendo capaz de atingir os 144hz (ou seja, os anteriomente recomendados 72hz da Associaçao VESA, duplicados para o modo 3D).

Uma vez que se trata de um monitor vocacionado para jogos, espera-se também que o "lag" do processamento seja inexistente (ou muito reduzido)... e falta apenas saber a que preço chegará ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)