2012/08/20

3 Milhões de Tablets Surface?


Já sabemos que para a economia de escala - com encomendas de vários milhões de equipamentos - pode fazer milagres quanto à redução de custos; embora venha igualmente acompanhada dos seus problemas de logística, quer a nível da encomenda dos componentes, como também da própria montagem e controlo de qualidade. Mas, parece que a MS está finalmente disposta a dar o "tudo ou nada" para marcar a sua posição no apetecível segmento dos tablets, e para demonstrar isso, parece que está empenhada em fabricar  mais de 3 milhões de Tablets Surface!

Volume que certamente permitiria oferecer o Surface RT ao preço de $199, um preço cujas verdadeiras repercussões não seria a margem de lucro (ou prejuízo) da própria Microsoft, mas sim do efeito que isso teria em todos os restantes fabricantes de tablets Windows RT.

Há também quem coloque a hipótese do preço de $199 vir acompanhado pela obrigatoriedade de uma subscrição - um pouco ao estilo da recente oferta das Xbox 360 a $99 - mas se for esse o caso... resta saber se o mercado está pronto para aderir a um computador com "mensalidade" associada.

Vamos ter que continuar à espera para ver o preço oficial a que a MS vai vender estes Surface - e esse sim, será o verdadeiro factor que vai ditar o sucesso ou insucesso deste grande passo para a Microsoft (que penso ser um onde não se possam dar ao luxo de "tropeçar").

2 comentários:

  1. Analista do IDC sobre os preços do Surface RT antes de impostos:

    "There could be two ways to get Surface. Buy it outright for, let's say, $599. Or $199 for a two-year subscription and you can get X,Y, and Z -- which, oh, by the way, works out to more than $599".

    Com IVA a 23% = € 606. Lamento mas a Apple pode dormir descansada, com o iPad 2 desde € 399.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo certo que a Microsoft já deu a mão à Apple para sobreviver, não deixa de ser interessante ver os actuais valores de mercado (valores em milhares de milhões de dólares):

      - Empresa mais valiosa de sempre - Apple: 623,5
      - 2º lugar actual - Exxon Mobil: 406,0 (-217,5)
      - Microsoft: 257,7 (-365,8)
      - Google: 221,0 (-402,5)

      Até hoje a empresa mais valiosa de sempre era a Microsoft, que atingiu 618,9 mil milhões de dólares, em 30 de Dezembro de 1999.

      Eliminar