2012/08/17

Galaxy Note 10.1 da Samsung

A Samsung já apresentou oficialmente o mais recente (e maior) modelo da família Note, o Galaxy Note 10.1. Um tablet que se distingue da família Galaxy Tab por ter - tal como o no modelo original de 5.4" - uma S-Pen.

O regresso aos stylus poderá parecer um pouco anacrónico, nesta época em que todos estão habituados a usar os dedos nos seus tablets e smartphones - e também fazer recordar os "não tão bons" velhos tempos dos equipamentos com touschreen resistivo que eram inevitavelmente acompanhados por stylus idênticos - mas, o que é certo é que continuam a haver várias situações onde muitos utilizadores desejarão poder usar tal acessório.
Imagine-se por exemplo, o seu uso numa sala de aulas, onde têm que tomar notas, que tanto podem conter textos como diagramas ou "rabiscos"; ou então... desenhar.

O Note 10.1 vem equipado com um CPU quad-core e 2GB de RAM, câmaras de 1.9 e 5MP, e conta com diversas Apps com suporte específico para a S Pen (S Note, S Planner, Crayon Physics, e também o Adobe Photoshop Touch e Polaris Office). Os utilizadores podem também definir qual a App que querem que seja executada assim que se retira a S Pen do seu slot, acelerando o processo de "tomar notas" ou "desenhar".


Outra funcionalidade interessante é o Multiscreen, que permite correr duas App simultaneamente lado-a-lado, e assim possibilita o verdadeiro multitasking neste equipamento. Por exemplo, podem ver páginas web que pesquisaram num dos lados, enquanto no outro escrevem ou desenham com a S Pen (sendo também possível fazer a captura e recorte de imagens de um lado para o outro.

Aos poucos, parece que os tablet finalmente começam a ficar aptos para substituir os cadernos nas escolas (e não só).

2 comentários: