2012/08/11

iOS 6 Ganha Opção WiFi+3G e Mais Privacidade


O iOS 6 parece continuar a adicionar funcionalidades extra que certamente virão responder a algumas das críticas dos utilizadores.

Por exemplo, uma dela é a opção WiFi + Rede Celular, que deverá acabar com as frustrações de tentar a aceder à internet quando se está ligado a um hotspot WiFi... mas que não efectivamente ligação à internet. Em vez de ficar ali " mastigar" como acontece nos iOS actuais, esta opção fará com que o iOS possa voltar a recorrer à rede 3G/celular para aceder à net. Algo que poderá ser agradável... mas que também poderá vir a provocar surpresas desagradáveis, caso o utilizador pense que está a usar uma rede WiFi... e afinal esteja a usar dados do seu reduzido limite plano mensal!

Esta opção surge acompanhada de outras funcionalidades, como as opções individuais de privacidade para os serviços de localização (que já existiam) e que agora se estendem também aos contactos, calendários, lembretes, fotos, e partilha via Bluetooth.


Ou seja... funcionalidades acrescidas que inevitavelmente podem também ser vistas como complexidade extra que começa a fazer com que o iOS se torne em idêntico labirinto de opções de configuração... como as que se criticavam em plataformas concorrentes como o Android.

E... é mais que certo que nas coisa não poderão ficar por aqui. Há muitas outras críticas que se esperam ver resolvidas: como por exemplo, a possibilidade de bloquear contactos indesejáveis (neste momento não há nenhuma forma de impedir que uma qualquer pessoa "despeje" mensagens de Spam via iMessage para qualquer utilizador). Algo que certamente obrigará a criar ainda mais um ecrã de configuração de contactos bloqueados, ou coisa semelhante...




10 comentários:

  1. Prezado Sr Carlos Martins. Não sei se já reparou, mas sempre que faz algum artigo ou observação a algum sistema da Apple, só vê o lado negativo. Deveria direcionar o site exclusivamente para os sistemas Android, que tanto idolatra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem comentários... Certamante por cá não andava quando me acusavam precisamente do oposto. Parece que há pessoas de ambos os campos que são incapazes de aceitar críticas. E... penso que nem vale a pena desenvolver mais o assunto.

      Eliminar
    2. Engana-se quando diz que sou incapaz de aceitar críticas. Há muitas coisas que precisam ser melhoradas, tanto em um como em outro sistema. Mas gostaria que revisse seus últimos artigos sobre o sistema da Apple e dissesse os pontos positivos apontados por si.

      Eliminar
    3. Penso que bastará referir que tive um iPhone 3G, e um 3GS, e um 4, e um 4S, e sempre gabei as coisas boas que tanto eles como o iOS têm. (Basta fazer um search, procurar as análises respectivas, e todos os artigos em que defendi o iOS de "ataques" que muitas vezes eram feitos sem qualquer conhecimento de causa, desde o tempo da ausência dos MMS, do não ter flash, etc.)

      No entanto, as coisas não são estáticas, e penso que é necessário ver as coisas em função do mundo em que se enquadram.

      O iOS começou bem, tem uma enorme facilidade de utilização, um número elevado de Apps de excelente qualidade, etc. etc.
      No entanto, e na *minha* opinião - com que ninguém é *obrigado* a concordar - tem ficado cada vez pior... mesmo se também vai melhorando. Parece um contra-senso, mas é a impressão com que fico quando, num iOS que já se deveria esperar que tivesse bem maduro, se continuam a verificar bugs que demoram inúmeros meses a ser reconhecidos (o flagrante caso dos Invalid SIM - que depois tentaram "corrigir à sucapa", nem sequer tendo a decência de mudar o número da versão). Ou coisas a que nunca na vida tinha assistido, como ainda agora ter pessoas que me telefonam, e que em vez do seu nome (que está na lista de contactos), me aparece apenas o número de telefone.

      Bugs que são relatados por centenas de pessoas, ao longo de meses, nos foruns da Apple... e que continuam sem resolução. (O do invalid SIM, felizmente já foi resolvido "a martelo", ou seja... não foi resolvido "na origem", mas força um reset automático que simula o procedimento manual que era feito para recuperar o sinal).

      É melhor do que ter passado vários meses com um iPhone em que não podia confiar, pois poderia dizer que tinha rede, mas na realidade não tinha, nem tão pouco dava para fazer ou receber chamadas... mas não me parece aceitável para um equipamento/software da gama que é, e com a "maturidade" que seria esperada. (E não era caso único, pois tinha o de um amigo que replicava exactamente os mesmos sintomas - para além de todos os que se queixavam do mesmo nos foruns).

      Eliminar
    4. Quanto à complexidade, é como disse: era uma das vantagens que o iOS tinha face ao Android... mas a partir do momento que os settings no iOS passam a ter complexidade idêntica, isso deixa de poder ser argumento sobre o Android - uma crítica que comecei logo a fazer a partir do 1º momento que olhei para o ecrã de configuração de notificaçãoes para cada App individual... Se aquilo é algo que se possa dizer que é "amigável"... vou ali e já venho.

      Mas, admito que é preferível ter essas opções do que não as ter - e na verdade serão coisas que não serão frequentemente alteradas... Mas, novamente, isso deixa de ser uma "vantagem" numa comparação com o Android. Ou seja, o iOS vai-se aproximando nalguns aspectos do Android (podendo dizer-se que "para pior" a nivel da complexidade acrescida) - ao mesmo tempo que o Android se vai aproximando do iOS... mas para melhor, conseguindo replicar as coisas boas que ele tem (como a fluidez do mais recente 4.1 Jelly Bean).

      É isso que critico, e que acho que deveria servir de lição para que a Apple começasse a olhar com outros olhos para o IOS, e com maior celeridade a resolver certos aspectos básicos, não só de bugs - como de promessas feitas que nunca foram cumpridas: como o Facetime aberto a todos.

      ... ou falando de coisas mais práticas, como se pode compreender que no actual iOS nem sequer tenhamos acesso ao voice input em Português (já nem refiro à Siri!) quando a Nuance já o faz há anos?
      São daquelas coisas para as quais cada vez vou tendo menos paciência, a cada novo ano de iOS que vai passando... e que deixa estas coisas por resolver.

      Vamos lá ver o que o iOS 6 final terá para oferecer... e se começará a dar respostas a algumas destas questões. Algumas são meros detalhes, que serão de importância relativa para cada um; outros serão bugs mais angustiantes - é importante não tirar as coisas do contexto e relembrar que estamos a falar de coisas que têm que ser encaradas como "manchas" num produto que se esperaria "sem falhas". Em analogia, se eu comprar um automóvel de 1000€, não vou estar muito preocupado sobre se a camada de verniz sobre a tinta tiver algumas falhas... mas se comprar um automóvel de 100000€, aí não poderei desculpar se aquilo tiver qualquer imperfeição. Não será por isso que o carro deixa de ser bom, mas é algo que "estraga" aquilo que se esperava dele.

      Eliminar
    5. Eurocoins, sou leitor assíduo e diário do ADDM e não podia discordar mais consigo. Na minha opinião o Carlos é imparcial. Se não está de acordo com os post’s efectuados no ADDM não os leia, ou melhor, crie um blog e partilhe as suas opiniões porque blog’s com esta temática nunca são demais.

      Abraço, NUC.

      Eliminar
    6. Também sou leitor assíduo do AAM, mas minha chamada de atenção ateve-se somente às críticas negativas que o IOS vem sofrendo por parte do Carlos. Não sou defensor de algo que não corresponda às minhas expectativas. O IOS tem muitas falhas, sim senhor, mas o Android está muito longe de ser um sistema sem falhas, o que, na minha opinião, é a mais grave de todas: a falta da p*rra da atualização. A par de um iPhone 4, usado na rede Vodafone, tenho um Desire S que uso na TMN. Quando saiu a atualização para o IOS 5, no ano passado, um dia depois já o tinha instalado no meu iPhone. Já o ICS foi lançado há mais 10 meses e onde está a atualização para o meu Desire S? Há 15 dias pensei em substituir o Desire S porque já estou farto de esperar pela atualização oficial, se é que vai haver. Tive a ver o One X, que acho lindo e superior até ao iPhone 4S. Por recomendação de alguns sites, deixei de compra-lo pois estavam a prever uma demora excessiva na atualização para o Jelly Bean. Optei então por comprar um Galaxy Nexus, pois assim não iria depender de fabricantes nem de operadoras para fazer atualização de software. No ultimo dia 31 de julho comprei na Fnac o Galaxy Nexus. Cheguei a casa, liguei o telemóvel e vi que ele estava com a versão 4.0.2. Tentei ver se havia atualização OTA e, para minha alegria, havia. Depois da instalação e restart do telemóvel, fui ver qual a versão que havia sido instalada. Para minha infelicidade, era a 4.0.4. Quando vou procurar por atualização, o resultado é a que eu tenho a ultima versão instalada. Agora pergunto: como vou poder confirmar num sistema que, nem da sua própria desenvolvedora, consigo ter a versão mais recente? E depois ouço que o Android tem estado a se aproximar do IOS? Bullshit.

      Eliminar
    7. ... Ao menos, ate no Android 1.6 me mostra o nome do contactos quando me telefonam... ;)

      Ninguém esta a dizer que o Android é perfeito, mas como disse - tem vindo a melhorar bastante, e o 4.1 está já num nivel capaz de fazer "repensar" até quem seja fã ferrenho do iOS.

      Mas daí a deixar de ver as coisas básicas que considero serem "inaceitáveis" num iOS que pretendia ser referencia... (nao me digas que a firma de limpar as notificações no notif center tem o nivel desejado... Com botões de áreas minúsculas, que segundo palavras do próprio Steve Jobs a criticar os tablets pequenos, obrigariam os utilizadores a "afiar os dedos".

      Todos podem, e devem, aprender uns com os outros. Mas relembr

      Eliminar
    8. ... Mas relembro que estamos a criticar "detalhes", que nao invalidam que 90% das coisas estejam bem feitas! É preciso nao tirar as coisas do contexto.

      Mas, como sempre, são as coisas que falham que precisam ser corrigidas... No que esta bem nao precisam mexer (e pior é quando mexem e estragam o que estava bem).

      Eliminar
  2. Exactamente Carlos Martins... morre aqui o assunto... sao estes tipos de comentarios que me irritam cada vez mais... Se alguem diz mal de um SO Y, e porque e fan do SO x... porra... deus me livre... Continua o excelente trabalho que tens feito Carlos Martins...

    ResponderEliminar