À medida que se aproxima a data de apresentação do novo iPhone começa também a aumentar o número de ofertas de iPhones usados, e com isso a inevitável comparação com os preços de smartphones usados de outras marcas.
Parece-me ser inegável que tal como no mercado automóvel, assistimos a desvalorizações diferentes para equipamentos que tiveram custos de aquisição idênticos; e quer se queira quer não, o iPhone continua a ser considerado "uma marca de luxo", e como tal, os seus preços - mesmo em segunda mão - estão bastante acima dos das outras marcas.
Mas, há também um pormenor curioso, de a própria Apple oferecer valores de retoma em troca de iPhones usados, que não só poderão aliciar os seus clientes a "investirem" num novo modelo de iPhone, como implicitamente servirão também como patamar mínimo de referência para iPhones usados - e assim impedir que os preços dos iPhones usados possam descer abaixo destes valores (que nem são muito exagerados face ao preço do mercado dos usados: com o iPhone 4S branco de 64GB a ter direito a um reembolso de $345).
E para demontrar que o preço não é exagerado, se se dirigirem à Amazon para que façam retoma idêntica, poderão ir buscar uns mais apreciáveis $500 dólares.
Será que este valor de venda dos smartphones usados poderá começar a tornar-se também num factor de peso aquando do momento de decisão sobre as alternativas possíveis a comprar?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Quando havia dinheiro, ou melhor, crédito conheci pessoas que trocavam de carro a cada dois anos no máximo. Diziam que se vendesse (ou desse o carro como parte do pagamento) depois dos dois anos a desvalorização já era tão grande que não compensava.
ResponderEliminarNunca tive muito a certeza, mas o que é facto é que diziam isso com muita convicção.
No caso de iPhones, iPads e Macs também já tinha ouvido qualquer coisa do género, convirá ir comprando/vendendo para comprar o modelo seguinte. Neste site diz-se isso, mas é no eBay-EUA, que tem maior "liquidez" (mais fácil comprar e vender).
Com um 3Gs já passei, sem quaisquer angústias, dois modelos de iPhone. No iPad passei do 1 para o 3.
Certamente vender o modelo anterior por dinheiro que se veja ajuda a comprar o seguinte. Mas o que vai fazer vender o iPhone 5 é uma significativa baixa de preço. "Escrevam" o que eu digo.
http://www.iphonealley.com/news/shh-dont-tell-anyone-its-cheaper-to-upgrade-your-apple-device-every-year