2012/08/17

Pesquisa por Voz do Google em Português Europeu


Finalmente! Chegamos ao grande dia em que deixa de ser necessário falar em inglês com o vosso Android. A pesquisa por voz do Google no Android passa a estar disponível em 13 novas línguas, incluindo o nosso Português Europeu!

Acaba-se assim a necessidade de falarem em inglês para o vosso smartphone, ou de terem que simular o sotaque brasileiro (embora pelos testes que tive oportunidade de fazer, até se comportava bastante bem a reconhecer o português com sotaque normal).

Portanto, se têm um Android 2.2+, mantenham-se atentos pois o reconhecimento de voz em Português está a chegar (o Google avisa que esta actualização já começou a ser feita, mas irá decorrer ao longo de toda a próxima semana... pelo que têm que ter paciência até que chegue ao vosso Android - já era tempo de usarem uma distribuição estilo "torrents" para acelerar o processo! ;)


Para além do Português Europeu, as pesquisas por voz no Android passam também a estar disponíveis em: Basco, Galego, Catalão, Finlandês, Húngaro, Islandês, Norueguês, Romeno, Sérvio, Eslovaco, e Sueco.

12 comentários:

  1. Carlos, também vai sair para iphone, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos bem que sim... mas deverá demorar um pouco mais.

      Eliminar
    2. Para quem, como eu, ainda se mantém com o iPhone 4 seria bem vindo, e mesmo para os utilizadores do 4s, uma vez que a Siri não há maneira de começar a falar Português

      Eliminar
  2. Notícias destas até dá gosto ler!!

    ResponderEliminar
  3. Já tenho no meu Madrid e finalmente !

    ResponderEliminar
  4. Já tenho a minha pesquisa de voz actualizada e funciona!!!!
    É um espectáculo!!!! Até para pesquisar imagens!!!

    ResponderEliminar
  5. Está a funcionar muito bem no Galaxy S com Jelly Bean ;)

    Apenas não consegui colocar a executar aplicações ou fazer chamadas já que vai sempre para a pesquisa web por omissão. Acredito que seja eu a fazer alguma coisa mal.

    ResponderEliminar
  6. Fica a faltar o TTS também em Português! :)

    ResponderEliminar
  7. Eu também já tenho. No meu caso, é só ir à "gaveta" das apps e double click na app/icon "Pesquisa por Voz". Então, aparece a mensagem a dizer que está dísponível o Portugues (Portugal)e de seguida clicar no botão de definições (imediatamente abaixo à direita) e depois é só confirmar e 'tá feito!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Espectáculo! Acabo de instalar em português no meu Boston, e está perfeito. 5*. Claro que até agora usaba o castelhano, porque falar com sotaque brasileiro não consigo. Mas agora, maravilha. É bom ser Android. Obrigado pela vossa chamada de atenção. O Aberto, é sempre . . . 10*.

    ResponderEliminar
  10. No meu Samsung Galaxy tab 8.9, ainda não consegui a isntalação. Será porquê?

    ResponderEliminar