2012/08/19

Xperia S com Actualizações Android Directas "à Nexus"?


Já todos sabemos que o grande calcanhar de aquiles de todo o ecossistema Android é a longa demora das mais recentes versões do Android chegarem efectivamente aos equipamentos a que se destinam. Para quem quer ter alguma segurança, a única opção válida é optar por um equipamento Nexus que recebe as actualizações directamente do Google - sendo que para os restantes equipamentos isso é coisa que poderá demorar mais alguns meses... ou até nunca chegar a surgir.

Mas agora temos mais uma indicação de que o Google está a trabalhar para resolver esse problema: a equipa do Android Open Source Project (AOSP) está a fazer uma experiência onde passará a suportar o Sony Xperia S com updates directamente da origem, tal como acontece com os Nexus.

Este passo poderá indicar várias coisas: de que o próximo equipamento Nexus do Google será feito pela Sony (depois de já ter passado pela HTC e Samsung); ou pelo menos, servir de pressão sobre os fabricantes para que levem bem a sério a questão das modificações que habitualmente fazem ao Android, e que inevitavelmente causa atrasos ainda maiores na disponibilização das versões de Android aos clientes finais.

Seja como for, é bom ver que o Google está a seguir no caminho de mais equipamentos poderem vir a ter os updates directamente da origem e de forma mais imediata, como acontece com os seus Nexus. Vamos lá ver qual será a reacção dos fabricantes...

4 comentários:

  1. Embora o texto diz que todos os aparelhos Nexus são atualizados pelo Google, meu Nexus comprado na Fnac é atualizado pela Samsung, o que faz com que as atualizações demorem na mesma. Alguém poderia explicar o porquê disso?

    ResponderEliminar
  2. Os Galaxy Nexus ao inicio tiveram um problema com a rede salvo erro, esses problema foi resolvido pela Samsung, para não haver atrasos houve vários lotes enviados pela Samsung com o product code da Sammy, caso do teu.

    Um pouco de pesquisas, consegues reverter a situação e meter o bicho como se fosse um Google normal. Procura no Google por Galaxy Nexus Yajxu XDA ;)

    ResponderEliminar
  3. Bela novidade que vem dar um novo alento à sony mobile... E este xperia S é muito jeitoso

    ResponderEliminar