2012/09/18

A Memória de Cordel que nos Levou à Lua


Ora bem... quantos gigabytes de memória é que têm no vosso computador actual? Quantos megabytes têm no vosso smartphone? Não precisam ir espreitar... são muitos!

Muitos que ganham ainda mais significado quando comparados com a tecnologia que no final da década de 60 nos permitiu chegar à lua.

Nesse tempo, não eram chips de memória que os engenheiros usavam nas cápsulas e módulos espaciais, mas sim memória "read-only" Core Rope Memory que era constituida por pequenos núcleos de ferro e metal enrolado em seu redor, e que era cuidadosamente costurado por senhoras já com certa idade, com a habilidade e arte necessária para realizar esta tarefa, e que lhes valeu a alcunha de memórias LOL - não referentes ao agora popular "Laughing Out Loud" da era da internet, mas sim ao carinhoso termo "Little Old Lady".


Esta era uma verdadeira programação "costurada"... e não deixa de ser interessante imaginar um futuro alternativo onde este tipo de memória se tivesse tornado na única memória possível para os equipamentos electrónicos. Estão a imaginar a quantidade de engenheiros informáticos, que em vez de se sentarem à frente dos teclados e monitores, se sentaria à frente de uma máquina de costura para programar? :)

Igualmente revelando o "salto de gigante" que se deu desde essa altura, o Apollo Guidance Computer tinha cerca de 72KB desta memória... ou seja... menos do dobro do que já se poderia encontrar num ZX Spectrum 48KB, e "infinitamente" menos que os MB e GB que temos nos equipamentos modernos - e agora, sem necessidade de costuras para aguentar tudo no sítio. :)



7 comentários:

  1. A NASA deve pensar nos dias de hoje "Nós fomos mesmo malucos naquilo que fizemos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muita sorte tiveram eles em não levarem um insecto escondido algures que causasse uma anomalia no sistema :D

      Eliminar
    2. E muita sorte tiveram eles em não levarem um insecto escondido algures que causasse uma anomalia no sistema :D

      Eliminar
  2. "que nos Levou à Lua" só mesmo nas palavras do Neil Armstrong, porque foi sempre uma aventura exclusivamente americana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do que entenderes por "exclusivo". Embora tenha sido a corrida espacial para fazer face à URSS, prefiro encará-lo como tendo sido um grande passo para toda a humanidade.

      Para além do mais, bastará relembrar que a bandeira que colocaram na Lua... foi feita por uma portuguesa. :)
      "Maria Isilda Ribeiro - Made U.S. flag that was placed on the moon."

      Eliminar
  3. Ou poderemos ainda perguntar? Foram mesmo à lua?? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não foram.
      Os espelhos utilizados para medir a distância da terra à lua, e o restante material foram deixados por extraterrestres.
      Eu sei, porque li numa revista.

      Eliminar