2012/09/15

Android sob Pressão no Google vs Acer


Como se não bastassem os tradicionais conflitos que se geram em torno das diversas plataformas (Windows-Linux-OS X; Android-iOS-Symbian-WinPhones; etc.) e as patéticas batalhas das patentes abusadas até à exaustão - e para além disso - eis que o Google agora se parece ter enfiado numa situação delicada, ao fazer pressão sobre a Acer para que esta não lançasse um equipamento com um sistema operativo baseado em Android mas modificado pelo gigante chinês do mercado online Alibaba.

Uma posição que vem levantar as questões sobre até que ponto é que o Android é realmente "aberto" e livre para ser utilizado por quem quer que seja, e ser usado e modificado sem restrições. Afinal... foi precisamente isso que fez a Amazon com os seus Kindle Fire, e com um sucesso que superou os próprios tablets Android "originais".

O Google defende-se dizendo que a Acer não pode fazer parte do Open Handset Alliance e ao mesmo tempo criar versões não compatíveis do Android; sendo que os seus membros são livres para poderem desenvolver sistemas concorrentes... desde que não sejam baseados em Android. E em novas declarações , Andy Rubin veio explicar a importância de manter a compatibilidade na plataforma Android.

Sendo um sistema aberto, a Acer poderia também optar por sair desta aliança, e passar a usar o Android como muitos outras fabricantes. Só que nesse caso perderia o acesso privilegiado que estes parceiros possuem à plataforma, e arriscar-se também a fazer parte daquele grupo de fabricantes que disponibiliza equipamentos Android, mas sem acesso oficial ao Google Play e aos serviços do Google (que podem ser respostos sem grandes dificuldades pelos utilizadores que compram equipamentos "sem marca" - mas que, convenhamos, não seria uma opção para uma empresa com a dimensão da Acer).


Por sua parte o Alibaba argumenta que o seu Alyium não é baseado no Android, mas que foi desenvolvido com base em Linux (que também serve de base ao Android), e que por isso esta posição do Google tem por objectivo impedir o surgimento de um concorrente que rapidamente se poderia vir a tornar num rival de peso no apetecível mercado chinês. Não menos curioso, que existem outros membros da Open Handset Alliance que estão também a comercializar equipamentos com este Alyium, e que não foram alvo de ameaças por parte do Google.


Quem terá razão? Estará o Google no seu direito de exercer esta pressão sobre os parceiros oficiais do Android que se "desviem" do caminho planeado; ou será que é uma situação que demonstra um Google cada vez mais "amargurado" e que começa a ter atitudes semelhantes a tantas outras mega-corporações?

13 comentários:

  1. A única coisa que se pode criticar aqui é a posição da Acer. O que eles estão a fazer é pirataria...
    Isto mostra também que alguns membros da fundação à qual o Android pertence, não andam a remar para o mesmo lado e é preciso acabar com isso....

    ResponderEliminar
  2. Acho que a coisa é simples.

    O Alibaba OS (um fork do Android, tal como o usado no Kindle da Amazon) não é "compatível" com o Android OS porque não tem acesso ao Google Play, que dá dinheiro à Google.

    Por isso a Google não quer que a Acer fabrique smartphones com Alibaba OS que não lhe dá dinheiro. Tudo o resto é paleio de encher.

    ResponderEliminar
  3. Alyun OS tem uma app store com software pirateado do Google Play. O Google, bem ou mal, está a defender os seus desenvolvedores, eu incluso!
    http://www.androidpolice.com/2012/09/15/aliyun-app-store-confirmed-to-be-distributing-pirated-android-apps-many-from-another-pirate-site/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem nenhuma dúvida que a pirataria deve ser combatida.

      Agora, posto assim parece que impedindo o Alibaba OS (nome comercial, Alyun), deixa de haver pirataria na China das app para Google OS (nome comercial, Android).

      Os Chineses com Android "compatível" deixariam de comprar aplicações pirata e passariam a comprar no Google Play. O problema é que, mesmo sem Alyun, não compram. Conviria saber porquê e por que é que o Google Play da China não tem app pagas (nem as free que tenha upgrade para uma versão pro).

      Quem sabe se fazendo contrato com o grupo chinês Alibaba e comercializando apps no Alyun Store os developpers não ganhavam mais ? E limitavam o malware das app pirata para Android na China ?

      Eliminar
    2. 1 - Não deixa de haver, mas evita-se que se oficialize a pirataria com um market "oficial" numa marca que produz produtos para o google.

      2 - Google OS é o Chrome OS e não o Android.

      3 - Por se piratear um programa ele não passa mágicamente a ter malware no código.

      Eliminar
    3. 1 - ...
      2 - Só não vê que Android é "uma marca comercial" criada pela Google, quem não quer. Este caso demonstra-o bem. A tal Fundação é só para disfarçar. Chamar-lhe Google OS corresponde aos factos.
      3 - Uma vez ou outra aparecem apps com malware no Google Play. Isso não representa, nem pouco mais ou menos, o sério problema de malware "acrescentado" às app crakadas, especialmente na China. Pesquisa por "android malware china" e dás-te conta da dimensão do problema. É tão grande que os "android não compatíveis", como o Bada (ou, eventualmente, o Alyun) e respetivos "Stores", são vistos como versões mais seguras.

      Eliminar
  4. "Uma posição que vem levantar as questões sobre até que ponto é que o Android é realmente "aberto" e livre para ser utilizado por quem quer que seja, e ser usado e modificado sem restrições. Afinal... foi precisamente isso que fez a Amazon com os seus Kindle Fire, e com um sucesso que superou os próprios tablets Android "originais"."

    Pois foi o que a Amazon fez. Pegou no código livre e aberto que Google disponibiliza a todo o mundo!
    E é precisamente isso que a Acer fará caso lance no mercado produtos com o tal de A OS!
    Ou seja, apenas perde o estatuto privilegiado e passará a ser como muitos outros!
    Como por exemplo (hum, deixa-me adivinhar o que aí vem) - a Amazon! :-)
    Podes, sff, especificar quais as razões que levantas sobre o aberto e livre!?
    É que sinceramente não percebo. Afigura-se-me realmente inacreditável que alguém defenda que quem não cumpre com aquilo que assinou continue a ser privilegiado!
    Não cumpre?
    Espera como os outros pelo código aberto e livre que Google faz o favor de oferecer ao mundo!
    Quem pode ver aqui alguma coisa de extraordinário e (pasme-se!) levantar questões sobre a abertura e liberdade!?
    Para mim o extraordinário no meio de tudo isto é Google continuar a oferecer Android de forma aberta e livre para todo o mundo!
    Para além disto, serás defensor que Google continuasse a fornecer acesso privilegiado a alguém que tem pactos com um terceiro que lhes copia o código!?
    Que esperem como os outros, como por exemplo (hum, deixa-me adivinhar...) - Amazon! :-)

    "Quem terá razão? Estará o Google no seu direito de exercer esta pressão sobre os parceiros oficiais do Android que se "desviem" do caminho planeado;"
    Não, Carlos não é "desviem". É cumprem com aquilo que assinaram - mais nada!
    Se não achas que estão no seu direito gostaria de saber porquê...
    E como já frisei mais acima, qual a "pressão"!?
    Então assinam um acordo e não o querem cumprir e falas em pressão!?
    A não ser que pressão seja um novo termo para justeza. Certamente não acharás que se estará a fazer justiça quando alguém não cumpre com um acordo e continue a usufruir aquilo que esse acordo (unilateralmente quebrado) lhes permitia usufruir, pois não?

    "ou será que é uma situação que demonstra um Google cada vez mais "amargurado" e que começa a ter atitudes semelhantes a tantas outras mega-corporações?"
    Bem, nem sei de onde saiu esta!
    "Google cada vez mais amargurado" e a publicar livre e abertamente tanta coisa!?
    Bendita "amargura"!
    E no caso de Android - cada vez melhor!?

    E a cereja em cima do bolo - são piratas!
    Bem me parecia que tal como na história original faltava qualquer coisa - os ladrões!

    @braço.

    ResponderEliminar
  5. "E a cereja em cima do bolo - são piratas!
    Bem me parecia que tal como na história original faltava qualquer coisa - os ladrões!"

    ooooppppsss, esqueci-me:
    http://www.androidpolice.com/2012/09/15/aliyun-app-store-confirmed-to-be-distributing-pirated-android-apps-many-from-another-pirate-site/

    PS: mas não acredites já que o site é pró-Android

    PPS: acredita sim na palavra do Alibaba...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que é pró PC Chinês?

      Eliminar
    2. É muito fácil dar respostas dessas que não vives de software

      Eliminar
    3. ???????

      Essa foi para mim?

      É que se foi, bateste à porta errada.

      Eliminar