2012/09/27

ASUS RT-N65U Acelera a Rede com CPU Dual-core

Os computadores ficam cada vez mais velozes, os equipamentos mobile também, as redes de dados também, quer Wireless (WiFI N)quer ethernet (Gigabit)... mas poucos serão aqueles que dão particular atenção às prestações daquelas pequenas caixas que "desde que funcionem"... está tudo bem.

O problema é que dentro dos routers temos autênticos computadores, com CPUs e memória, e cujas prestações por vezes não são suficiente para garantir o máximo desempenho esperado nas redes de alta-velocidade que temos em nossa casa.

Talvez por isso a Asus tenha decidido duplicar a potência neste ASUS RT-N65U, usando um CPU Dual-core e Turbo NAT, para garantir o máximo de velocidade em Wi-Fi e redes por fio.

Com o CPU dual-core, o router pode ter um processador dedicado a tempo inteiro para cada uma das bandas WiFi suportadas (2.4GHz e 5GHz), atingindo até 750Mbps de forma combinada. A ideia será utilizar os 5Ghz (menos congestionados) para streaming de conteúdos mais volumosos, e usar os 2.4Ghz para coisas menos exigentes, como navegar na net, email, redes sociais, etc.

Com o Turbo NAT, a ASUS diz conseguir velocidades sustentáveis de 900Mbps via ethernet, sem que o seu desempenho seja afectado pelo que estiver a ser feito através dos canais wireless.

Para além disso, este router conta ainda com duas portas USB 3.0 de alta velocidade, permitindo usar o router como servidor multi-funções: partilhando discos ou impressoras, ou até ligado a uma Pen 3G/4G para partilhar a internet por todos (excelente para usar como backup caso a ligação à internet principal falhe).


2 comentários: