2012/09/26

Cabo Lightning com Chip e Pinos Dinâmicos


A nova ficha e cabos Lightning estreados pela Apple no novo iPhone 5 vão, aos poucos, revelando os seus segredos. Para todos os que esperavam que este cabo fosse um "simples cabo", que pudesse facilmente ser replicado e/ou copiado por outros fabricantes, não é o caso. O cabo integra um chip de autenticação que, veio-se agora a descobrir, deverá ser responsável por mais coisas.


É que, segundo um especialista, o facto do cabo ser reversível faz com que dependendo da inserção, vários pinos possam ficar em locais diferentes, o que obrigará a que o sistema Lightning faça um mapeamento dinâmico dos pinos e das suas respectivas funções. Ou seja, não será possível usar um simples "cabo à moda antiga", uma vez que estes Lightning deverão estar dependentes do tal chip para descobrir a função a que se destina o cabo e assim activar os canais de comunicação correspondentes.

Trocado por miudos: cabos a preço de saldo... vai ser complicado de encontrar nestes primeiros tempos.




2 comentários:

  1. Cada vez pior... Há opções que passam MUITO ao lado da minha singela compreensão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também fruto da necessidade, tal como no Thunderbolt, à medida que se vão aumentando as velocidades, os "cabos" passam a não ser suficiente por si só.

      http://brockerhoff.net/blog/2012/09/23/boom-pins/

      Eliminar