2012/09/22

Metal do iPhone 5 não Resiste aos Riscos


Ontem já tinhamos espreitado a resistência do novo iPhone 5 a quedas e riscos, e embora as quedas pareçam ser coisa que não o assustam muito... quando aos riscos na parte traseira de metal... a coisa é bem diferente, como poderão ver no vídeo que se segue.

Dá-se até o caso caricato de a anterior tampa traseira em video do iPhone 4/4S ser mais resistente aos riscos do que o alumínio (claro que... também pode partir, ao contrário do metal). Mas, o que interessa é que em uso normal, vai ser altamente provável que os iPhone 5 rapidamente comecem a mostrar as arestas laterais raspadas, e a parte traseira riscada.

Seria de esperar que a Apple tivesse investido um pouco mais de cuidado com o tratamento dado ao metal. Por exemplo, sei de casos de revestimentos de compostos cerâmicos aplicados com plasma, de poucos microns de espessura, que tornam uma peça metálica praticamente blindada contra a abrasão. Nestas peças, mesmo que se esforcem por as arranhar com uma faca, com toda a vossa força, os "risco" que começam a formar-se são na realidade o pó do metal da própria faca - bastando uma simples sopradela para afastar esse pó e revelar que a peça protegida não tem um único risco! (E será coisa que nunca mais me esqueço pois foi um tratamento desse tipo que deram numas peças que tinham orifícios com a dimensão errada - e que tinham que ser alargados - e então, mesmo com brocas com ponta de diamante, aquilo "derretia" as brocas quase como se fossem manteiga - e estamos a falar de alguns microns de espessura. :) Ficava mais caro é certo... mas não me parece que para a Apple isso fosse problema.

Se calhar eles até sabem bem do que estou a falar... mas estão a reservar isso para o próximo modelo, quando o pessoal já tiver os iPhones 5 todos riscados após 1 ano de uso... e assim servir para incentivar a uma nova troca.

Actualização: afinal, há outros vídeos que parecem demonstrar que o iPhone 5 não é assim tão vulnerável a riscos, e que vão precisamente de encontro ao tipo de tratamento que eu referi.


Ou, o mais provável... muitos utilizadores irão comprar um iPhone 5 que é um exemplo da alta engenharia e alta qualidade... para depois ser obrigado a usá-lo dentro de uma capa protectora que destrói por completo toda a intenção de apreciar o seu design a cada dia.


1 comentário:

  1. O tal Liquidmetal? Quem sabe?

    Para quem não tem cuidado com o telemóvel pode ser uma questão pertinente, mas desde o meu primeiro smartphone que utilizo uma bolsa (pouch) em pele ou imitação de pele para o guardar quando não está em uso. Assim só o escondo quando o transporto!

    ResponderEliminar