2012/09/18

Motorola RAZR i com CPU Intel a 2Ghz



A Mototola apresentou os seus novos RAZR recentemente, mas a família não se ficou por aí. Temos também um novo RAZR i, que tem a particularidade de ser o primeiro smartphone Motorola que dá uso a um CPU Intel em vez dos habituais ARM.

Fisicamente, este "i" é bastante semelhante ao RAZR M, com um ecrã de 4.3", câmara de 8MP e tampa traseira em Kevlar, mas no seu interior tem um CPU Intel a 2Ghz, que promete ser 40% mais eficiente que a concorrência - uma promessa que não deixará de ser posta à prova. Os primeiros benchmarks colocam este CPU ligeiramente atrás de um Snapdragon S4 dual-core em muitos testes, mas a nível de browsing/javascript este Intel consegue ser bastante mais rápido (uma área onde a Intel se terá aplicado a fundo.)

Claro que todos estes números só farão sentido quando vistos também em conjunto com a autonomia que o novo CPU proporcionar. Mas, para começar... parece que a Intel não está mal encaminhada.

Depois, resta também a questão de como se irão comportar as Apps a funcionar neste CPU, a Intel garante que a maioria das Apps correrá sem problemas, mas haverá sempre algumas que não serão compatíveis... o que poderá agravar um pouco mais os tais receios da fragmentação, com os developers não só a terem que se preocupar com os inúmeros equipamentos ARM... como também mais uma nova arquitectura de CPUs.


Embora este modelo tenha estreia marcada na Europa já para o próximo mês, pelo menos por agora estará disponível apenas em França, Reino Unido e Alemanha. Pelo que... não sei se poderemos esperar vê-lo por território luso. (E mesmo sendo um equipamento do Google, será lançado com Android 4.0, e a promessa do 4.1 "para breve".)

1 comentário: